Apesar da constante chuva do fim de semana em Santa Catarina, o município de Guabiruba não registrou grandes transtornos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não foram acionados no fim de semana por causa das chuvas, apenas na segunda-feira, 23, duas pessoas entraram em contato. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Claudio Correa Junior, as duas ocorrências são de baixo impacto. "Tivemos uma queda de muro, que já apresentava possibilidade de queda antes da chuva e uma erosão de talude causada pela elevação do nível do rio", explica o coordenador.
A Secretaria de Obras do município trabalha na recuperação de algumas vias, que com as frequentes chuvas sofreram desníveis e abriram buracos. No entanto, a maioria dos funcionários da secretaria continua com os trabalhos na rua Expedicionário Germano Schlindwein, bairro Guabiruba Sul, onde estão sendo instalados 55 tubos de um metro, além de tubulação de diâmetros 60 e 40 para conter alagamentos no local. A limpeza de bocas-de-lobo também está sendo feita na via. As aulas da rede municipal de ensino não foram canceladas e o calendário escolar segue normalmente.
Embora não tenha sido atingido, o município ficou em alerta e se preparou para atender as demandas assim que a Defesa Civil emitiu comunicado sobre a previsão de enchente no Vale do Itajaí. O prefeito, Matias Kohler, afirma que a maior preocupação foi com a possibilidade de alagamentos pontuais, mas que felizmente o município não teve grandes consequências com as chuvas e a água invadiu apenas duas vias momentaneamente.
Mais informações sobre Guabiruba podem ser conferidas no site www.guabiruba.sc.gov.br e a partir desta semana também no Facebook, pela página https://www.facebook.com/prefguabiruba?ref=hl.
Assessoria de Imprensa da prefeitura de Guabiruba.