Botuverá recebe kit básico de Defesa Civil

Assessoria de imprensa da prefeitura de Botuverá.Assessoria de imprensa da prefeitura de Botuverá.Com o grande volume de chuvas registrado em toda a região no mês de setembro, Botuverá contou com o trabalho de 15 voluntários para o atendimento à população. A equipe, formada por secretários e funcionários da prefeitura, e integrantes do Nudec (Núcleo Comunitário de Defesa Civil), trabalhou no monitoramento do Rio Itajaí Mirim, na orientação à população e na desobstrução de estradas.

Para o prefeito José Luiz Colombi (Nene) o trabalho da equipe foi satisfatório, mas é preciso formalizar os procedimentos e proporcionar melhores condições de trabalho. Nene ressaltou a importância do tema e sua participação, juntamente com os responsáveis pela Defesa Civil no município, no seminário "Prevenção para um Futuro Melhor", realizado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil dois dias antes do início do período de chuvas. "As informações vieram em boa hora e nos auxiliaram muito nos acontecimentos recentes, mas precisamos de uma equipe especializada e pronta para atender qualquer tipo de emergência".

Por conta disso, uma sala específica para a Defesa Civil foi providenciada. A Defesa Civil de Botuverá deve atuar junto com o Corpo de Bombeiros. O kit básico disponibilizado pela Defesa Civil estadual e entregue ao prefeito Nene no dia 18 de outubro dará início aos trabalhos.

O kit é composto por 18 equipamentos: um computador, um estabilizador, uma impressora, um televisor, uma câmera fotográfica, um GPS, duas trenas, cinco capas de chuvas e cinco pranchetas, que serão usados para os trabalhos de identificação e mapeamento das áreas de risco.

Corpo de Bombeiros

Outra ação que deve beneficiar a cidade é o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar que deve iniciar as orientações para adequações de estabelecimentos comerciais e industriais para a obtenção de alvarás de funcionamento. Com isso, os serviços não serão mais terceirizados por Brusque e os recursos ficarão em Botuverá para a manutenção e melhoria da guarnição local.

O próximo passo será a disponibilização de um terreno para a construção do prédio da corporação, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Para o prefeito, os benefícios da instalação de uma guarnição na cidade são vários, para pessoas e empresas, já que além de proporcionar mais segurança às fábricas têxteis, os custos com seguros tendem a diminuir. "Nossa única opção para atendimento médico em casos de emergência é ir para Brusque, mas com uma ambulância 24 horas a população terá atendimento rápido e eficaz, e esses dois itens são essenciais para uma vida em perigo".

Até o final do ano voluntários também serão treinados para auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência. "Seremos parceiros do Corpo de Bombeiros e trabalharemos para obtermos recursos para a efetivação deste projeto", destaca Nene.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Botuverá.