A Coordenadora de Defesa Civil de Gaspar, Mari Inez Testoni Theiss, participou na última sexta-feira (25) de um evento sobre o mapeamento das áreas de risco que está sendo realizado no Estado. A reunião aconteceu no Auditório do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, e contou com a participação de Prefeitos e Coordenadores Municipais de Defesa Civil. Além disso, esteve presente o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) Rafael Schadeck.
Na oportunidade, a Secretaria Nacional de Defesa Civil fez a entrega do mapeamento das áreas de deslizamento e inundações dos municípios de Brusque, Luis Alves, Palhoça, São José e Timbó, onde os estudos já foram finalizados, e uma apresentação do material.
No total, 35 municípios catarinenses vão receber este mapeamento que faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais. Além dos cinco mapeamentos finalizados, outros nove estão em execução – entre eles o de Gaspar – e mais 21 estão com os serviços contratados.
O encontro também serviu para apresentar aos gestores dos municípios que ainda não tem os mapeamentos concluídos uma prévia do serviço a ser executado.
O mapeamento tem como objetivo mitigar e prevenir os impactos dos desastres em todo o país. Os municípios beneficiados poderão realizar projetos de prevenção, planos de contingência por tipologia de desastre, direcionamento dos planos diretores e fiscalização do uso e ocupação do solo com mais eficácia.
Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.