Seminário sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa reúne profissionais da educação

A Secretaria de Educação de Gaspar está realizando nesta sexta-feira (8), no Salão Cristo Rei, o Seminário de Alfabetização sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e dos municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos, ou seja, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

No Seminário estão presentes todos os cursistas (professores alfabetizadores); as orientadoras de estudo Marili Spengler de Cordova, Rosemeri Moser Melato e Solange Regina da Silva Venturini; e a Diretora Geral da Secretaria de Educação e coordenadora local do Pacto Nacional Rozangela Aparecida Alves Elias. Também participam professores que trabalham com os 4º e 5º anos do ensino fundamental, diretores e coordenadores pedagógicos, representantes dos conselhos escolares e dos Centros de Desenvolvimento Infantis (CDIs) e professores do projeto Apoio, que atendem crianças com dificuldade na aprendizagem durante o contraturno escolar.

Para a abertura do Seminário estiveram presentes o Prefeito Celso Zuchi, a Vice-Prefeita Mariluci Deschamps Rosa, o Secretário de Educação Neivaldo da Silva, o Vereador José Amarildo Rampelotti, a Diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Presidente do Conselho Municipal de Educação Sanira Cristina Dias e a Palestrante Sandra Mara de Oliveira Bozza.

O evento teve início às 7h30 com café e visitação aos trabalhos em exposição. Às 8h30 foram realizadas as apresentações dos alunos do 1º e 2º ano da Escola Ervino Venturi, que apresentarem a coreografia "Turma da Mônica", preparada pela professora Dominique de Andrade. Esta coreografia conquistou a segunda colocação no Festival Escolar de Dança deste ano. Em seguida, a aluna Juliani Suavi, da Escola Luiz Franzói, declamou a poesia "Contos de Fada", de autoria da sua irmã e aluna Cristiani Suavi.

O Seminário prosseguiu com a fala das autoridades presentes; a apresentação do trabalho desenvolvido durante a formação com professores cursistas pela coordenadora local do PNAIC, Rozangela Aparecida Alves Elias; e a conferência de alfabetização e letramento com Sandra Bozza. Sandra é professora de Língua Portuguesa e de pós-graduação em Metodologia de Língua Portuguesa, Linguística, Literatura Infantil e Letramento e Práticas Alfabetizadoras; linguista e cientista social na área da educação. Também é coautora de obras referentes à educação; consultora técnico-pedagógica de empresas, instituições públicas e privadas e há mais de 37 anos se dedica ao magistério na cidade de Curitiba.

Na parte da tarde o reinício das atividades está previsto para as 13h, com apresentação cultural. Às 13h15 haverá o início das socializações com as cursistas do PNAIC. Já às 15h15 terá o intervalo para o café e depois serão retomadas as socializações. O encerramento das atividades acontecerá às 16h45.

Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.