Alimentação escolar de Brusque é reconhecida com prêmio nacional

Os estudantes da Rede Municipal de Educação receberam nesta segunda-feira, 9, mais um indicador de que estão sendo alimentados de forma responsável e com qualidade: o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013. A iniciativa é da organização não governamental Ação Fome Zero, que atua em parceria com o Governo Federal, e a certificação foi realizada em Brasília, com a presença do prefeito Paulo Eccel e da secretária de Educação, Gleusa Fischer.

Esta é a 10ª edição do prêmio e Brusque foi um dos 26 municípios brasileiros reconhecidos por sua gestão criativa, inovadora e eficiente do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Neste ano, 887 prefeituras de todo o Brasil inscreveram-se no prêmio. A avaliação levou em consideração critérios como qualidade nutricional dos cardápios, eficiência e educação alimentar e nutricional, além do desenvolvimento local, atuação do Conselho de Alimentação Escolar, entre outros aspectos.

Para a secretária de Educação, a premiação confirma o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Brusque desde 2009. Gleusa ressalta ainda o papel do cardápio nutricional preparado por uma profissional da área, a importância da alimentação balanceada e do trabalho desenvolvido por toda a equipe que atua desde o processo da aquisição da alimentação, na licitação, na compra e no pagamento, o recebimento na escola, o preparo e o cuidado na elaboração dos pratos.

O prêmio tem o objetivo de fomentar ações para garantir que o dinheiro público destinado à alimentação escolar seja efetivamente gasto em alimentos de qualidade, com regularidade e em quantidade necessária ao desenvolvimento físico e intelectual dos alunos do sistema público de ensino. A premiação de uma cidade aumenta o compromisso do gestor com a execução eficiente deste programa público, permitindo a troca de informações e criando um círculo virtuoso de boas práticas.

Programa alimentar


Toda a Rede Municipal de Educação de Brusque conta com uma alimentação escolar que passa por um rigoroso controle de qualidade. O cuidado com a refeição dos alunos começa já na compra dos alimentos, que para serem adquiridos devem atender critérios de qualidade e valor nutricional. A alimentação é preparada de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária e leva em conta se o aluno estuda em um ou dois períodos.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.