Rodeio conquista 100% de cobertura na atenção básica aos rodeenses

Quem quer um futuro melhor para sua cidade busca ter um povo saudável e prevenido. É o que a Prefeitura de Rodeio, através da Secretaria de Saúde está fazendo com a sua comunidade. Neste início do ano de 2014, conquistou 100% da cobertura da atenção básica no município. Um trabalho de dedicação, busca de informações e inserção de projetos. Atualmente as quatro equipes têm cobertura para os quase 11 mil habitantes nos bairros: Rio Morto, Centro, Rodeio 12 e Rodeio 32. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) surgiu no Brasil em 1994 como iniciativa do Ministério da Saúde para a implementação da atenção primária em saúde, e mudança do modelo assistencial vigente no país, alterando o paradigma voltado às doenças, baseado no hospital, para o de promoção de saúde, prevenção de doenças e cuidado às doenças crônicas, baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A composição mínima de uma equipe de ESF é composta por um enfermeiro, um médico, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No bairro Rodeio 12, o ESF possui também a equipe de saúde bucal.

"Nosso município tem como responsabilidade a gestão básica em saúde, com essa finalidade aumentamos o número de equipes de estratégia de saúde da família. Com isso fortalecemos o trabalho com a promoção de saúde", disse o Secretário de Saúde Odair José Colaço. Mais médicos, mais profissionais, e um trabalho cada vez melhor para atender aos rodeenses. Uma das atividades do ESF é realizar visita domiciliar aos pacientes na comunidade, onde são agendadas pelos responsáveis das unidades. Para este ano de 2014, um trabalho mais intenso está previsto, assim os profissionais podem conhecer de perto a realidade de cada família.

Maior cobertura com o auxílio do Programa Mais Médicos

O aumento da cobertura da atenção básica no município contou com a ajuda de duas profissionais médicas que chegaram a Rodeio no mês de Dezembro, através do Projeto Mais Médicos do Governo Federal. Este programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez desses profissionais.

As médicas vindas de Cuba já estão atuando nas ESFs da cidade. A Doutora Liset Batista Perez atua na ESF do bairro Rio Morto das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min, e a doutora Liskeydys Rodriguez Rodriguez atua na ESF do bairro Rodeio 32. "Um de nossos maiores desejos na área da saúde era a conquista dos 100% de cobertura da atenção básica, que é de responsabilidade do município, para Rodeio. No início do mandato em 2013, Rodeio havia apenas dois ESFs funcionando, totalizando apenas 62% de cobertura. Nossa responsabilidade é cuidar bem da nossa população e estimular a prevenção para que sejam cada vez mais saudáveis. Quero agradecer o trabalho que a Doutora Paola Nihues e a Doutora Marianne Van Lee vem fazendo em nosso município, e com certeza com a vinda das médicas Doutora Liset e Doutora Liskeydys iremos fortalecer o trabalho da atenção básica em nossa cidade", disse o Prefeito Paulo Roberto Weiss.

Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Rodeio.