Se você quer ajudar a construir o futuro de Brusque fique atento: vem aí a segunda etapa do Congresso da Cidade – uma importante ferramenta de participação popular criada pela Prefeitura de Brusque para promover uma série de debates públicos que visam pactuar uma visão de futuro para o município, planejando a cidade até 2030. Na tarde desta quarta-feira, 12, a equipe que coordena a iniciativa participa de uma reunião para definir o calendário de encontros do programa e, em breve, a programação será divulgada à população.
Nesta nova fase, a comunidade terá a oportunidade de contribuir com o debate em três grandes seminários – um para cada eixo: Planejamento Urbano e Sustentável; Desenvolvimento Sustentável e Financiamento da Cidade; e Cidadania e Desenvolvimento Social. As datas de cada evento serão informadas em breve pela coordenação do Congresso da Cidade. Enquanto isso, a população pode participar de um debate digital por meio da internet – que pode ser conferido no site congressodacidade.brusque.sc.gov.br.
Debate
A primeira etapa do Congresso da Cidade foi concluída em dezembro e trouxe para a mesa de debates temas como habitação, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, trânsito e acessibilidade. Os encontros aconteceram em 10 localidades diferentes e reuniram cerca de 400 pessoas entre comunidade, representantes de entidades e poder público.
Durante as reuniões os participantes foram divididos em grupos de análise de um texto base, avaliando temas como habitação e regularização fundiária; saneamento; trânsito, mobilidade e acessibilidade; planejamento do uso do solo; e prevenção a desastres. A comunidade pôde discordar, excluir, sugerir e adicionar propostas, que agora serão acrescentadas e votadas antes de serem incluídas na redação final do texto.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.