Oscar Niemeyer, Fernando Brenand e Amilcar de Castro são alguns dos artistas consagrados que assinam as obras que estarão expostas no Parque das Esculturas. O espaço está sendo construído pela Prefeitura de Brusque e promete se tornar uma das principais atrações artísticas e culturais não apenas de Santa Catarina, mas de todo o Brasil. As obras no local seguem em ritmo acelerado e foram vistoriadas pelo prefeito Paulo Eccel na manhã desta quinta-feira, 27.
As principais ações concentram-se na limpeza e restauração das esculturas, executadas pelos artistas plásticos Pita Camargo e Lilian Martins, além da finalização da obra de Oscar Niemeyer intitulada "Tortura nunca mais". O trabalho minucioso está sendo realizado pelo escultor Jorge Schröeder e deve ser finalizado no próximo mês. "É uma grande honra, para mim, poder participar deste trabalho e contribuir de alguma forma com uma obra deste gênio que foi Niemeyer", destaca Schröeder.
No total, 40 esculturas irão compor o acervo do parque. Entre elas será possível encontrar raridades como a produção em mármore da japonesa radicada no Brasil, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento. Lilian Martins avalia que o trabalho de organização de um acervo com esta magnitude é louvável e que as ações da Prefeitura de Brusque darão condições para que as obras sejam apreciadas de forma adequada pela comunidade.
Infraestrutura
Além da limpeza e restauração das obras, o Parque das Esculturas recebe obras de acabamento com a implantação de bancos, acessos uma cerca de dois metros de altura que irá contornar o local. A Secretaria de Obras também trabalha na roçagem dos gramados e em breve dará um tratamento paisagístico ao espaço. A obra desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer receberá ainda um espelho d'água, juntamente com outras intervenções de embelezamento da área.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.