Gaspar recebe nesta semana oito novos profissionais de saúde por meio de três programas do Governo Federal. Cinco médicos e três enfermeiros irão atuar nas unidades de saúde do município.
Uma das profissionais é uma médica argentina que trabalhará em Gaspar pelo Programa Mais Médicos. Ela está acompanhando os serviços da Estratégia Saúde de Família (ESF) do Barracão e começará a atender após receber o Registro do Ministério da Saúde.
Atualmente outros dois médicos cubanos já atuam pelo mesmo programa na ESF do Santa Terezinha. A previsão é que mais três médicos venham gradativamente para o município. Os profissionais do Programa Mais Médico podem trabalhar por três anos no mesmo município, sendo possível prorrogar este período por mais três anos.
Além disso, quatro médicos brasileiros começarão a trabalhar em Gaspar a partir desta quinta-feira (6) pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde. Os profissionais irão atuar por um ano nas ESFs do Jardim Primavera, Belchior, Figueira e Waltrudes Bósio.
Nesta quinta-feira (6) também virão três enfermeiros brasileiros para atuar em Gaspar pelo Programa Saúde na Escola. Eles irão trabalhar em todas as unidades de saúde do município durante um ano.
Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.