A partir deste mês, o Ministério da Saúde amplia o calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS).
As vacinas serão disponibilizadas nas Unidades de Saúde, sendo que todas as meninas que estiverem na faixa etária dos 11 aos 13 anos irão poder receber a vacina.
Em Pomerode, serão 572 meninas aptas a receber a dose. A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria Municipal da Educação abraçaram esta causa e juntas irão realizar a Estratégia de Introdução da Vacina Contra Papilomavírus Humano (HPV).
A vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde (ESF) como rotina, sendo que a primeira e a segunda dose serão feitas nas Escolas (com datas previamente agendadas) e nas Unidades de Saúde. A terceira dose será feita nas Unidades de Saúde (ESF`s) do município.
As meninas que estão nessa faixa etária receberão nas escolas um Informativo sobre a vacina, onde o pai, a mãe, ou o responsável pelo menor devem assinar autorizando a vacinação, caso o responsável não autorize, este terá que enviar à escola um Termo de Recusa. A vacina é um direito e não uma obrigação.
As meninas que não quiserem ser vacinadas nas escolas podem se vacinar nas Unidades de Saúde de sua referência. É indispensável à apresentação da Caderneta de Vacinação.
Até o momento, a dose da vacina contra o HPV era disponibilizada em clínicas particulares. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo. De acordo com os dados do MS, o total de meninas de 10 e 11 anos no País é 3,351 milhões. O investimento do SUS previsto para o primeiro ano é de R$ 360,7 milhões para a aplicação das cerca de 12 milhões de doses. Em 2015, só serão vacinadas as meninas de 10 anos, num total de 6 milhões de doses.
A vacina
O Ministério da Saúde adotou a vacina Quadrivalente Contra Papilomavírus Humano, que confere proteção contra HPV de baixo risco (HPV 6 e 11) e de alto risco (HPV 16 e 18).
Essa vacina tem como objetivo prevenir infecções pelos tipos virais presentes na vacina, o câncer do colo útero, reduz a carga da doença e assim diminuir o índice de mortalidade.
Hoje o câncer do colo uterino é considerado a segunda principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres.
Esquema vacinal:
O Ministério da Saúde adotará o esquema vacinal estendido, composto por três doses.
Primeira dose: no mês de março;
Segunda dose: após seis meses da primeira dose;
Terceira dose: após sessenta meses (5 anos) da primeira dose.
População alvo
Segundo o Ministério da Saúde receberão a vacina as meninas na faixa etária de 11 anos a 13 anos 11 meses e 29 dias, neste ano de Introdução da vacina (2014). Em nosso município temos a população alvo de 572 meninas a serem vacinadas.
Estratégia de vacinação
A vacinação ocorrerá nas Unidades de Saúde (ESF) como rotina. Em nosso município neste ano de Introdução da vacina ocorrerá da seguinte forma, a primeira e segunda dose será nas Escolas (com datas previamente agendadas) e nas Unidades de Saúde e a terceira dose será nas Unidades de Saúde (ESF`s) do município.
As meninas que estão nessa faixa etária receberão nas escolas um Informativo sobre a vacina, onde o pai, a mãe e ou responsável pelo menor assinará autorizando esta a realizar a vacinação, caso o responsável não autorizar, este terá que enviar à escola um Termo de Recusa, os quais também terão acesso.
As meninas que não quiserem ser vacinados nas sscolas deverão ser vacinados nas Unidades de Saúde de sua Referência. É indispensável à apresentação da Caderneta de Vacinação.
É importante lembrar que
O acesso aos serviços de saúde, inclusive à vacinação é um direito previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n 8.069/1990) e no Sistema Único de Saúde (Lei n 8.080/1990).
Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.