Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.Cerca de 200 pessoas participaram na tarde desta segunda-feira, dia 17 de março, de uma cerimônia que oficializou o início do semestre letivo para os acadêmicos do campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento ocorreu no auditório do Teatro Carlos Gomes e reuniu autoridades como o prefeito Napoleão Bernardes, secretários municipais, deputados estaduais e federais, reitores e diretores de universidades da região, além da reitora da UFSC, Roselane Neckel e do diretor do campus do município, Ubirajara Moreno.
O evento de hoje serviu também para dar boas vindas aos calouros dos cinco cursos que serão ofertados no campus blumenauense. Neste primeiro semestre, cinco cursos de graduação e licenciatura estão disponíveis. Ao todo, estima-se que os cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Matemática e Química ofertem 500 vagas anualmente. As aulas serão provisoriamente ministradas em salas do Instituto Federal Catarinense (IFC), no bairro Badenfurt.
"Hoje este campus começa a virar realidade", comemorou Ubirajara Franco Moreno, diretor geral do campus de Blumenau, que ainda agradeceu aos representantes parlamentares pela confiança no projeto de expandir a UFSC, trazendo-a para o município. "Agradecemos também Blumenau e sua Prefeitura pelo acolhimento que estão nos dando e também todo o secretariado pelo auxílio que estamos recebendo", finalizou o diretor.
O prefeito Napoleão Bernardes, em seu discurso, saudou alunos e professores, autoridades, além de servidores e entidades que foram peças chave na vinda do campus. "Esta segunda-feira certamente marca em nosso calendário e no nosso coração um dia histórico e este dia merece ser registrado como uma alavanca para o nosso desenvolvimento social, humano e econômico", disse Napoleão. "Este também é o momento de agradecermos e ressaltarmos o trabalho de todos os servidores que não mediram esforços para essa conquista da qual a comunidade e as entidades representativas também fazem parte", completou o prefeito.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.