Na última quarta-feira, dia 26, o Secretário Municipal de Gestão Governamental, Paulo Costa, participou da Reunião Ordinária do Observatório Social, para apresentar as ações de fomento à transparência na Prefeitura de Blumenau. O encontro aconteceu na ACIB. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.
Junto com o coordenador geral do Comitê Gestor do Programa Blumenau Gestão e Transparência, Leandro Silva, o secretário falou sobre as dezesseis metas a serem alcançadas até dezembro de 2014, além de outros instrumentos de fomento à transparência e à governança, desenvolvidos pela Administração Municipal. "Procuramos fazer uma gestão transparente, focando na abertura das informações para que de fato sejam públicas", afirmou Costa.
O encontro reuniu integrantes do Osblu para debater a otimização e melhor utilização dos recursos públicos. "Essa é uma oportunidade para entendermos melhor o Portal da Transparência, fazer sugestões de melhorias e saber como colaborar na fiscalização dos gastos públicos", disse o diretor-presidente do Osblu, Leomir Antônio Minozzo.
O secretário lembrou que hoje o poder público não faz mais nada sozinho e que conta sempre com a parceria da iniciativa privada e da comunidade, para que as iniciativas em implantação sejam aperfeiçoadas. Além de apresentar o Portal da Transparência, Costa falou sobre algumas ações que já estão em andamento, como a implantação da Fila Única para o cadastro em creches, que está aberto para acompanhamento da população; a adesão ao Programa Brasil Transparente; o Pavimenta Ação, que torna público o cadastro para o sistema de mutirão de ruas; o GPS instalado nos veículos da prefeitura, entre outros.
Observatório Social
É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário; reúne o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.