A Secretaria de Saúde de Gaspar já está aplicando as vacinas contra HPV (Papilomavírus Humano) em meninas que frequentam os educandários municipais. A meta é que 1.486 meninas, entre 11 e 13 anos, sejam vacinadas. Conforme os dados da última sexta-feira, 28 de março, 577 meninas, ou seja, 38,82% já receberam a vacina.
Os educandários onde foram aplicadas as vacinas nas meninas são as Escolas Frei Policarpo, Ivo D'Aquino, Marina Vieira Leal e Vitório Anacleto Cardoso.
Já os educandários onde a Secretaria de Saúde ainda aplicará as vacinas são as Escolas Arnoldo Agenor Zimmermann, Colégio Madre Francisca Lampel, Colégio Universitário, Dolores Krauss, Ferandino Dagnoni e Luiz Franzói.
Na Escola Frei Godofredo metade das meninas já foi vacinada. A Secretaria de Saúde já está programando a vacinação nas meninas que ainda não receberam a vacina.
Para as meninas que não receberam a vacina nas escolas, a vacinação poderá ser realizada nas unidades de saúde do município.
A vacina contra HPV é quadrivalente, conferindo proteção contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo de útero – terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.
É importante frisar que a vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Sobre o vírus do HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau).
Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.