Secretaria Municipal de Educação adere ao projeto criado na Suécia “Esporte pela Paz”

Motivar e engajar jovens por uma atitude positiva em suas vidas. Propagar a paz e dizer não a violência. Incentivar a solidariedade, amizade, amor e acima de tudo a realização dos sonhos. Estes são alguns dos objetivos do projeto "Esporte pela Paz" implementado nas escolas pela Prefeitura de Rodeio, através da Secretaria de Educação. No dia 29 de abril, terça-feira, a partir das 14h, a equipe da Prefeitura de Rodeio receberá os responsáveis pelo projeto da Suécia para falar sobre o trabalho realizado no mundo. O evento contará com a presença de autoridades da região, a comunidade e apresentação dos trabalhos que os alunos já realizaram em sala de aula. Apresentação será aberta a comunidade no Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz.

O projeto possui a metodologia do Non Violence criado por uma equipe do governo da Suécia. Consiste em implementar ações esportivas e educativas em vários países, treinando professores nas escolas como educadores sociais, criando um efeito multiplicador com a missão de alcançar uma mudança global pela paz e Não-Violência.

Atualmente o projeto é conhecido por mais de seis milhões de crianças, em cinco continentes, ganhando 70 prêmios internacionais. A Non- Violence Project Foundation é uma organização não-governamental internacional sem fins lucrativos fundada em 1993 em Genebra na Suíça. Sua filial no Brasil chama-se Associação Non-Violence Project Brasil.

Para o Secretário de Educação Denilson Fruet, o projeto é uma oportunidade para trabalhar a questão da paz, principalmente neste momento de copa do mundo no Brasil. "Logo que o Oldair Silva nos apresentou o projeto decidimos aderir. O custo é apenas com o material, que é baixo e são muitos benefícios para os alunos. Nossa preocupação é que todos tenham uma educação de qualidade e principalmente a formação humana dos alunos, aprender a dialogar, ter tolerância, ajudar socialmente e melhorar a auto-estima e valorização das pessoas", disse Denilson.

"Não é apenas uma palestra, é um trabalho continuado, uma forma de trabalhar alguns conceitos importantes para os alunos. O projeto é acompanhado do início ao fim, e até agora obteve ótimos resultados. Estamos verificando a possibilidade da criação de mais um módulo. Quero agradecer a Secretaria municipal de Educação que abriu as portas e está oportunizando professores e alunos a melhorar o seu desempenho na educação e na vida", disse Oldair.

Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Rodeio.