Três médicos cubanos chegaram esta semana a Gaspar para atuar em unidades de saúde, completando o quadro de profissionais no município do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os médicos integram as equipes de saúde, somando seis profissionais estrangeiros e dois profissionais brasileiros que estão em Gaspar por meio de programas do Ministério.
Os três médicos foram apresentados nesta terça-feira (22) aos profissionais da Secretaria de Saúde e das unidades em que irão trabalhar e conheceram a estrutura destes locais. Os profissionais do programa são Eriosvel Ochoa Reiva, que irá atuar na unidade do Barracão; Evelyn Gonzalez Martiliano, que trabalhará na unidade do Lagoa e Diraelis Siloe Castillo, que atuará na unidade do Figueira.
Na unidade do bairro Lagoa o atendimento médico que é realizado uma vez por semana passará a ser realizado todos os dias, de segunda-feira a sexta-feira. Além disso, esta unidade, que funciona como Extensão da Unidade Waltrudes Bósio, se tornará uma Estratégia Saúde da Família, sendo a 12ª ESF no município e atendendo uma população de aproximadamente três mil pessoas.
Os médicos estão aguardando o Registro do Ministério da Saúde (RMS) para que possam atuar. Por enquanto, eles irão acompanhar as atividades nas unidades de saúde.
Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.