Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (9)

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (9) e aqueles que ainda não garantiram sua imunização contra a doença devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a dose. A mobilização tem como foco atender crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de outros grupos de risco.

Durante o período todas as unidades estarão abertas das 8h às 12h e das 13h até às 17h (com exceção das tardes de terça-feira, quando há reunião interna) para atender a comunidade. Para facilitar o acesso da população, a Secretaria de Saúde também abriu uma nova sala de vacinação no Centro de Serviços em Saúde – localizado na Praça da Cidadania – atendendo em horário ampliado, até às 22h. A medida visa facilitar o acesso das pessoas que não possuem disponibilidade para ir até às Unidades Básicas de Saúde durante o horário comercial.

Até o momento foram aplicadas 9.264 doses, que representam uma cobertura aproximada de 47,2% da meta. A secretária de Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, destaca que foram disponibilizadas 25,5 mil doses da vacina pelo Ministério da Saúde e por isso é fundamental que todos fiquem atentos aos prazos e garantam a imunização.

Prevenção

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral com potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Dicas de prevenção

* Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;
* Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
* Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;
* Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;
*Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.