Em 2013, na 1ª Festa da Integração, a Prefeitura de Guabiruba lançou a Feira de Produtos Locais do município. De lá para cá, a Secretaria de Agricultura e a Epagri arregaçaram as mangas e juntamente com os agricultores deram início a comercialização dos produtos da cidade. Desde janeiro, a Feira ocorre todos os sábados, das 7h ao meio-dia no estacionamento da Prefeitura. Neste fim de semana, a Feira veio para a 2ª Festa da Integração, voltando para o local de origem.
Quem passa pelo evento, aprova a feira. "É mais uma opção que melhora a festa. Eu gosto muito dessas coisas. Minha sugestão para a próxima edição é que a feira seja ampliada para o ramo têxtil", fala Ovídio Reichert, acompanhado da esposa Olídia, que comprou produtos de artesanato e massa caseira. Já o casal de namorados de Brusque, Hallan Rhuan Dalagnoli, 20 anos, e Laisa Libardo, 17, foram atraídos para o evento pelo show de sábado com Os Filhos do Rio Grande. "Da feira estamos aproveitando o pastel frito na hora. Viemos no ano passado pra cá e agora neste. Tem mais opções para o visitante", compara o jovem.
Os feirantes comemoram a aceitação do público. "Está muito divertido, animado e estamos vendendo bem os doces, pães e cucas. Faço de tudo para agradar a todos", diz Janaína Maria Kormann, 27 anos. O coordenador dos feirantes, Tarcizio Decker, afirma que a comercialização dos produtos na festa também é uma forma de divulgação da feira. "Além da venda, é uma forma de chamar o público para nossa feira, que acontece todos os sábados. Entregamos folder para a população ficar ciente da nossa venda no estacionamento da prefeitura", comenta.
Produtos como verduras, legumes, frutas, cucas, pães, licores, doces, massas caseiras, queijinho, nata, artesanato, são encontrado na Feira, que ficará no Pavilhão São Cristóvão, bairro Aymoré, até o fim da 2ª Festa da Integração. A partir do próximo sábado, os feirantes estarão no estacionamento da prefeitura das 7h ao meio-dia.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.