Enchente: balanço da madrugada em Blumenau

Com 10m06 às 3 horas da manhã desta terça-feira, 85 ruas estavam alagadas em Blumenau, por conta das fortes chuvas dos últimos três dias. Até agora a Defesa Civil já registrou 70 ocorrências de pequenos deslizamentos, avaliações de risco e fornecimento de lona – para prevenção. Na madrugada foi registrado também o desabamento de uma casa em construção, no bairro Passo Manso. Não houve vítimas. A BR-470 está interditada em Ilhota, no km 21, por causa do deslocamento de uma das cabeceiras da ponte. Em Blumenau estão abertos onze abrigos, à disposição da comunidade – em dois deles há um total de 29 pessoas abrigadas.

No prédio da Prefeitura estão trabalhando na Defesa Civil, atendendo a comunidade, 15 pessoas, mais a equipe do Exército, 15 agentes de trânsito com sete viaturas, a equipe de voluntários e a equipe de Comunicação, além da assistência social. Só nos abrigos são 60 pessoas envolvidas no atendimento aos desabrigados.

A previsão é de que o pico da enchente seja de 10,25m às 6h da manhã. Após esse horário, o nível do rio deve baixar graças ao fim das chuvas na região. Nas últimas 72 horas choveu 190 milímetros em Blumenau – mais do que o dobro previsto para todo o mês de junho. Chove pouco agora em Blumenau e a previsão é de tempo bom a partir da manhã desta segunda-feira, dia 9, inclusive com a chegada de uma frente-fria. A Prefeitura atende ao público normalmente. Já nas escolas e CEIs da rede municipal de ensino, não haverá atividades.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.