Enchente: trabalho continua em Blumenau

A reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) realizada na manhã desta segunda-feira (9) fez um levantamento geral da situação da cidade com a enchente de 10m18cm que atingiu Blumenau neste final de semana. A cheia atingiu aproximadamente 100 ruas e dos 11 abrigos abertos, quatro foram ocupados por seis famílias. As escolas da Rede Municipal de Ensino não funcionam nesta segunda-feira. O transporte coletivo sofreu alterações do itinerário de algumas linhas, uma vez que ruas ficaram alagadas e impediram a passagem. O terminal do bairro Fortaleza foi fechado. Na área da Saúde, todos os funcionários foram convocados para atender a população. A Defesa Civil atendeu 72 ocorrências desde o último sábado. Alguns deslizamentos preocuparam. Seis atingiram residências. A Prefeitura trabalha firme na remoção de algumas barreiras em ruas e na limpeza das vias a partir de agora. O Samae pede à comunidade que economize água, pois a enchente causa naturais deficiências no sistema.

A reunião do GRAC, comandada pelo prefeito Napoleão Bernardes, como de costume, contou com secretários municipais e representantes de vários organismos oficiais que atuam quando da ocorrência de enchentes. Nela foi repassado um panorama dos acontecimentos e a boa notícia de que o rio Itajaí Açu, a partir de agora, entra em viés de baixa. Quando iniciou a reunião, às 7h, a medição do nível do rio apontava 10m17cm. Pela primeira vez o rio havia baixado, já que estava a 10m18cm às 6h. A previsão é de que não chova mais, porém como a maré será alta a partir das 11h, a descida do nível do rio se dará de maneira lenta. Além dos trabalhos naturais de recomposição da cidade, a Prefeitura atende as famílias atingidas.

As famílias que ocuparam os abrigos o fizeram por precaução e já estão voltando para casa. Os abrigos serão fechados paulatinamente durante o dia de hoje. Eles foram abertos na região das 97 ruas atingidas pelas águas, seguindo o Plano de Contingência existente para épocas de cheias. As escolas devem voltar a funcionar amanhã, mas a Secretaria de Educação se pronunciará à tarde, pois aguarda o recuo das águas. Das muitas ocorrências atendidas pela Defesa civil, seis deslizamentos receberam especial atenção, pois atingiram residências. Dois foram no bairro Glória, um na Velha Grande, um no Vorstadt, um no bairro Ponta Aguda e outro no Ribeirão Fresco, porém nenhum fez vítimas. A sujeira que a enchente traz pelo rio aumenta a turbidez da água, o que obriga o Samae a interromper a captação de água com mais frequência para limpeza dos filtros.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.