A equipe de Defesa Civil de Blumenau está monitorando na manhã desta segunda-feira, dia 9, as ruas e locais que foram atingidos pela enchente, num saldo de 97 vias inundadas quando o nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 10m15cm de altura na madrugada de hoje. O pico máximo foi de 10m18cm às 6h e agora o nível está em 10m02cm. De acordo com o diretor de Defesa Civil, Adriano Cunha, a situação no município está controlada e aos poucos a tendência é de que a situação volte ao normal no decorrer desta segunda. Além disso, segundo o Alertablu, a previsão de possibilidade de sol no período da tarde. Na terça-feira, dia 10, o tempo deverá permanecer estável.
Paralelamente aos trabalhos de monitoração das ruas da cidade, a Defesa Civil também está desativando gradualmente os abrigos. São cinco ativados com quatro deles com alojados. O saldo da enchente em Blumenau resultou num total de 29 desabrigados. Até à noite deste domingo, dia 8, nove abrigos estavam ativos e mais dois entraram em funcionamento. "Aos poucos vamos voltando à normalidade e com isso vamos desativando os abrigos desnecessários. Mesmo assim vamos manter um ativo e relocar os alojados para o local", diz Adriano.
Desde sábado até nesta manhã de segunda-feira, a Defesa Civil atendeu 71 ocorrências, sendo 14 delas envolvendo deslizamentos próximos de residências. Apenas três casas foram invadidas pelo barro, duas no bairro Da Glória e uma no bairro Velha Central. Mesmo assim, nenhuma pessoa ficou ferida nas moradias e também no município em função dos deslizamentos ou enchentes. Os atendimentos à comunidade envolveram ainda a distribuição de lonas.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.