Prefeitura de Timbó divulga balanço da enchente

A Prefeitura de Timbó começou o levantamento da enchente que atingiu o município neste fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, 7.400 edificações foram afetadas – não necessariamente que tenha entrado água – o que representa 50% do total de edificações no município. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas foram afetadas diretamente, sendo que 20 pessoas ficaram abrigadas nos alojamentos da Prefeitura, na Associação dos Moradores do Bairro das Nações e na Associação dos Servidores Públicos. Ao todo, 249 ruas foram atingidas, o que representou cerca de 56.800 metros lineares de alagamento. Cerca de 26% da área urbana do município foi atingida, o que representa 9,8 km². Dos bairros afetados, o Bairro das Capitais foi o que mais sofreu com a cheia, tendo 44% da sua área coberta pela água.

O patrimônio da Prefeitura também sofreu com a cheia. As Unidades de Saúde dos Bairros Dona Clara e Imigrantes, CAPS e os fundos da Policlínica de Referência foram atingidos. Na educação, as Unidades Pré-Escolares Beija-flor, Violeta e Hortênsia também foram atingidas pelas águas, assim como a creche do Bairro Dona Clara. A Secretaria de Obras ficou embaixo d'água, com perda de diversos materiais. Os caminhões, máquinas e veículos foram retirados com antecedência. A sede do Demutran também foi muito atingida pelas águas, além da Fundação Municipal de Esportes, Conselho Tutelar e o Pavilhão de Eventos Henry Paul. O CIMVI, na Praça das Bandeiras, Jardim Botânico, Centro de Convivência do Idoso, Complexo Esportivo, parte de trás do Parque Central e a parte debaixo do Hospital Oase também foram prejudicados pela enchente.

Hoje, dia 10, começou a segunda etapa do trabalho da Defesa Civil, que é o cadastramento das famílias atingidas e distribuição dos kits de limpeza, sacolão e doações de roupas. De acordo com dados da Defesa Civil, até o momento aproximadamente 130 famílias preencheram os cadastros para retirada desses itens, sendo que 111 famílias já foram atendidas. Vale lembrar que todos os itens distribuídos até o momento foram doações da comunidade e entidades do município, além dos kits e sacolões comprados pela Prefeitura. Os itens que foram cedidos pela Defesa Civil do Estado deverão ser entregues amanhã. A Defesa Civil informa que os cadastramentos das famílias atingidas e que necessitam de ajuda poderá ser feito amanhã, dia 11, das 8h às 17h, na sede da Defesa Civil, no Samae Timbó.

Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Timbó.