História dos índios no Vale impressiona visitantes

O público que visita o Museu da Família Colonial fica fascinado pelas fotografias, reportagens e documentários da Exposição Índios, Bugres, Nativos… Um passado presente. A mostra desvenda a história desse povo no Vale do Itajaí em um ambiente especialmente decorado com inspiração na Mata Atlântica. A mostra pode ser visitada até março de 2015. Grupos interessados no tema podem agendar visitas pelo telefone (47) 3381-7516.

A exposição dividida em núcleos retrata a cultura, o contato com homem branco e sua relação com a sociedade hoje. A mostra organizada pela Fundação Cultural de Blumenau apresenta objetos etnográficos indígenas como mantas, lanças, arco e flechas, imagens que revelam a convivência indígena a partir do contato com o homem branco. "Parabéns. Ótima exposição! Excelente aproveitamento de materiais para suportes expositivos. Linda apresentação", comenta Carla Souza após cumprir o roteiro cultural.

Os turistas que visitam o museu também ficam impressionados com a qualidade da montagem. "A exposição muito boa, superinteressante, adorei!", exclama Danisiele Baú, que veio de Erechim (RS). "Muito Lindo", resume Fernanda Pirog, de Barra Velha (SC).

Terra demarcada

Hoje, a Terra Indígena (TI) Laklãnõ fica ao longo do Rio Hercílio e Plate, formando a bacia do Rio Itajaí-Açu. Criada no governo de Adolfo Konder em 1926, denominada Posto Indígena Duque de Caxias, foi demarcada oficialmente em 1965 recebendo o nome de Ibirama. Com base nos dados fornecidos pela Funasa de José Boiteux, as terras indígenas são formadas por oito aldeias: Sede, Pavão, Figueira, Palmeira, Toldo, Bugio, Coqueiro e Barragem. Para cada aldeia existe um cacique responsável e um cacique geral que representa os Laklãnõ/Xokleng fora da TI.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.