Programa de treinamento prepara servidores para ingressar no serviço público

Conhecimentos técnicos e habilidades sociais para o atendimento à sociedade são apenas alguns dos temas que estão sendo apresentados aos novos servidores públicos contratos pelo concurso da Prefeitura de Brusque. O programa de treinamento: Integração e Formação do Banco de Talentos realizado pela Escola de Administração Pública de Brusque, ESAP, é pioneiro no Estado em realizar treinamento durante uma semana, e tem por objetivo a integração e conhecimento dos novos servidores sobre dia a dia da administração

O programa que é desenvolvido em parceira com o Departamento de Recursos Humanos da prefeitura será de 40 horas. Ao todo cerca de mil servidores chamados em concurso e aqueles que já iniciaram as atividades participaram do treinamento.

De acordo com o diretor do ESAP, Rogério Adilson Lana, assim como em empresas privadas é fundamental criar um clima organizacional positivo e envolver os novos servidos para que, além de conhecer como funciona a administração pública, sejam também preparados para atender à comunidade.

"Muitas vezes os servidores ingressam diretamente para suas funções, mas não conhecem a administração como um todo. Precisamos interagir e repassar o dia a dia da administração para que todos compreendam a importância do trabalho que é feito por eles e pelos demais", diz.

Habilidades e competências

Ainda durante o treinamento, as habilidades e competências individuais também serão avaliadas durante atividades desenvolvidas por dois psicólogos. Depois disso, no último dia de curso será feita a devolução do material com uma conversa individual. "Essa avaliação será bem importante, pois, podemos descobrir se suas competências e habilidade são compatíveis para a área aprovada, além de conhecer o servidor", complementa.

O programa de treinamento será realizado com todos os servidores contratados pelo concurso ao longo do ano. Além dos novos, a ideia do diretor do ESAP é também aplicar as atividades com diretores, secretários e demais servidores. "Queremos qualificar e humanizar ainda mais o trabalho que é feito por todos dentro da administração".

Conhecimento

Formada em Engenharia Civil, Luiza Sarah Thomsen, passou no concurso pelo Samae e agora está iniciando uma carreira no serviço público. Em uma semana de programa, a engenheira civil e outros 19 servidores já puderam conhecer como realmente funciona o serviço público, sanar dúvidas e ainda interagir com novos servidores. "Está sendo uma oportunidade bem interessante, pois, estou podendo conhecer como funciona o dia a dia da prefeitura. Estão sendo trabalhados diversos temas como relacionamento, comunicação, trabalho em equipe entre outros, está sendo muito bom", diz.

Temas trabalhados

Apresentações das atividades de avaliação
Estágio probatório
Trabalho em equipe
Plano de carreira
Relações interpessoais e comunicação
Orientações trabalhistas
Serviço público
CIPA
Entrevistas devolutivas individuais

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.