Inicia em Brusque III Simpósio Catarinense e I Seminário Regional de Astronomia

A programação dos 154 anos de Brusque foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira (30) com o III Simpósio Catarinense de Astronomia e o I Seminário Regional de Astronomia para professores da Educação Básica.

A abertura do evento organizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, em parceria como Observatório Astronômico de Brusque – Tadeu Cristóvam Mikowski, foi realizada no anfiteatro da Unifebe e contou com a presença de professores, alunos e profissionais da área de astronomia que até sexta-feira, 1º de agosto, terão a oportunidade de apreender e repassar conhecimento sobre pesquisas e estudos envolvendo as atividades astronômicas.

Já na primeira noite de programação foi realizada a palestra "Origem e Evolução dos Buracos Negros", com o professor doutor João Steiner, que atualmente é professor titular do Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e possui uma vasta experiência mundial no assunto. "Estava na hora de termos um evento dessa magnitude em nossa cidade, então nada melhor que ser no ano de aniversário do Observatório. Teremos aqui grandes nomes como o Steiner que é um dos maiores astrofísico do mundo", destaca o astrônomo chefe do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza.

Conhecimento para sala de aula

Além do simpósio, a Secretaria de Educação de Brusque está realizando pela primeira vez o I Seminário Regional de Astronomia para professores da Educação Básica.

No município, há dois anos, a Secretaria e o Observatório Astronômico desenvolvem o projeto "Astronomia nas Escolas", que atende por meio de um cronograma anual os alunos das escolas públicas municipais. Durante o evento, professores do município terão a oportunidade participar de palestras, minicursos e oficinas, além de apresentações de trabalhos, projetos, observações, experiências e estudos e colocar em prática em sala de aula.

Para a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, na visão da Secretaria, o ensino da astronomia para os alunos da educação básica pode desmistificar algumas ideias do senso comum sobre fenômenos que acontecem. "A astronomia faz parte da nossa vida cotidiana: as estações do ano, o suceder do dia e da noite, as fases da lua, as divisões do calendário, além de muitos objetos que utilizamos hoje são frutos da tecnologia aeroespacial, como por exemplo, o GPS. Por isso, reiteramos a importância da realização desses eventos em nosso município para melhorar o conhecimento dos nossos professores e também dos alunos".

Presente no evento, o prefeito Paulo Eccel, também destacou a importância do simpósio e reiterou a parceria com Observatório Astronômico na ampliação do conhecimento sobre astronomia nas escolas de Brusque. "Esse ato abre de forma oficial as comemorações dos 154 anos do nosso município. É o primeiro evento da Semana de Brusque e um evento profundo que vai nos fazer refletir, aprender e que terá que ter consequência na prática, no nosso dia a dia, na sala de aula e na nossa vida".

Programação

O III Simpósio Catarinense de Astronomia e o I Seminário Regional de Astronomia serão realizados até sexta-feira. O evento conta com apoio da Unifebe, Faculdade São Luiz e SESC. Nesta quinta-feira (31) a programação inicia às 8h com credenciamento e em seguida será realizada a palestra Representações Cosmológicas com Tadeu Cristóvam Mikowski.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.