Este ano a Oktoberfest vem com novidades no que se refere à segurança. Uma delas é a Praça de Segurança. Nesta praça, localizada na entrada do setor 3 do Parque Vila Germânica, estão concentradas Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Brigadistas, agentes do IGP (Instituto Geral de Perícias) e a Promotoria da Infância e da Juventude. Tudo visando oferecer mais segurança ao oktoberfesteiro e facilitar a ação destas equipes em caso de ocorrências, de forma que cada um possa contribuir de alguma maneira com o trabalho do outro. "Com a praça integramos as forças de segurança e o público ainda pode conhecer toda a estrutura", diz o presidente da Comissão de Segurança, César Luiz Dalri.
O IGP, presente pela primeira vez na festa, por exemplo, realiza perícias na sua base móvel. É responsável pela identificação de identidades falsas, ingressos adulterados, cédulas e moedas falsas, exames de corpo de delito (em caso de agressão) e também pela fiscalização em relação ao porte de drogas ilícitas. A Polícia Civil atende a ocorrências registradas dentro e nas proximidades da festa.
A Promotoria da Infância e da Juventude trabalha no combate e prevenção de ações que envolvam menores. Com três comissários de plantão, a promotoria pode tomar providências, como acionar os pais ou o conselho tutelar em caso de ocorrências. E monitorada por bombeiros militares, uma empresa fornece o primeiro atendimento em caso de emergência, como incêndios e acidentes. São 15 brigadistas privados durante a semana e 27 nos finais de semana que realizam estes atendimentos. No Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) firmado entre o Ministério Público e o Parque Vila Germânica este é um item que ainda faltava e que este ano foi efetivado.
Reforço na vigilância eletrônica
Além disso, para monitorar a movimentação na maior festa alemã do Brasil, existem câmaras instaladas nos pavilhões, na parte externa do Parque e nos arredores da festa. Catorze câmeras também estão instaladas em uma van trazida pela Minister, empresa contratada através de licitação para fazer a segurança privada da festa. Esta van fica posicionada logo na entrada do setor 1. Neste veículo funciona um central de monitoramento capaz de fazer o reconhecimento de placas de veículos, dos rostos dos oktoberfesteiros e ainda a contagem do público. Uma tecnologia que, segundo a empresa, foi utilizada nos jogos da Copa do Mundo e que agora também chega a Oktoberfest. Segundo Dalri, com auxilio das câmeras já foi possível identificar ação de punguistas.
Ainda pensando na segurança do oktoberfesteiro, para aquele visitante da festa que não quer correr o risco de perder nenhum objeto pessoal existe um guarda-volumes na rua Alberto Stein, próximo a entrada 1 e, um espaço para guardar materiais dentro do Parque Vila Germânica, no hall do Setor 1. E aquele que perder algum item pode tentar localizá-lo no posto da Polícia Civil, localizado na Praça de Segurança. Sendo que é lá que o oktoberfesteiro também pode entregar algum item que tenha encontrado. Desde o primeiro dia da festa até às 22h10 deste sábado, dia 11, pelo menos 45 objetos, entre eles celulares, documentos e bolsas perdidos, estão à espera de seus donos.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.