Novo Ponto de Leitura será montado no Parque das Esculturas

Brusque contará em breve com mais um Ponto de Leitura, ampliando o acesso gratuito e democrático ao universo literário por meio de uma nova biblioteca a céu aberto. O espaço será montado no Parque das Esculturas e aqueles que quiserem doar livros novos, usados ou de material didático para compor o acervo do local podem trazer as obras até o ponto de coleta montado no andar térreo da Prefeitura de Brusque.

A iniciativa é uma proposta da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Educação e Instituto Brusquense de Planejamento como parte do programa de certificação Selo Social. Não há limite para o número de obras que podem ser doadas pela comunidade, porém todo o material será triado por uma equipe de profissionais antes de ser encaminhado para o Ponto de Leitura do Parque das Esculturas.

Ponto de Leitura

A proposta consiste em uma biblioteca instalada em lugar de acesso livre, com o objetivo de incentivar o gosto pelos livros. Os frequentadores do espaço público podem ler o acervo no local ou ainda levar emprestado. Não há funcionários no local, apenas um quadro com as explicações necessárias aos usuários.

O modelo do projeto foi idealizado pelo prefeito Paulo Eccel e pela secretária de Educação, Gleusa Fischer, após um intercâmbio realizado na Alemanha. Na ocasião, a comitiva brusquense conheceu de perto o funcionamento das bibliotecas ao ar livre, que são comuns no país, e decidiu implantar o projeto em Brusque.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.