Educação promove série de palestras sobre projeto que trata do desenvolvimento auditivo das crianças

A Secretaria de Educação promoverá quatro palestras sobre o projeto "Cuidando do processamento auditivo central", que será executado nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar e tem como objetivo minimizar os danos no desenvolvimento auditivo das crianças, causados pelas otites (inflamações no ouvido). Os encontros serão voltados para os pais de crianças de zero a um ano que começarão a frequentar os CDIs em 2015.

As palestras ocorrerão nos dias 26 e 27 de novembro e 1º e 2 de dezembro, no Auditório do Paço Municipal, e serão ministradas pelo fonoaudiólogo do Serviço de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia Escolar (Sefoppe), Anderson Evangelista dos Santos, e pela nutricionista da Secretaria de Educação, Karla Medeiros Luiz Lopez.

Na quarta-feira (26) a palestra acontecerá às 8h para os pais dos CDIs Vovó Lica, Deputado Francisco Mastella e Irmã Cecília Venturi. Já na quinta-feira (27) o evento acontecerá às 14h para os pais dos CDIs Dorvalina Fachini, Vovó Leonida e Fátima Regina.

No dia 1º de dezembro a palestra terá início às 9h para os pais dos CDIs Vovó Benta, Sônia Gioconda Beduschi Buzzi e Cachinhos de Ouro, e no dia 2 de dezembro o encontro será às 14h para os pais dos CDI Tia Maria Elisa e Thereza Beduschi.

As palestras terão como objetivo orientar os pais sobre as otites, informando as causas dessas inflamações, normalmente associadas à falta de higiene e à forma de amamentação e alimentação das crianças, e também irão discutir sobre as formas de identificar os problemas auditivos. Além disso, na oportunidade os pais assinarão o termo de permissão para as crianças participarem do projeto "Cuidando do processamento auditivo central".

O projeto irá inserir nos CDIs atividades pedagógicas que visam ao desenvolvimento do processamento auditivo e à prevenção de problemas auditivos nos alunos. Além disso, serão realizados testes da orelhinha para detectar a perda auditiva.

Também serão executados testes de efeito de supressão das emissões otoacústicas nos alunos, que ajudam a indicar riscos para perda auditiva. Gaspar será o primeiro município do Brasil a implantar esse tipo de teste em educandários. Quando forem identificados problemas de audição nas crianças, os profissionais do projeto farão os encaminhamentos necessários.

O projeto é realizado em parceria com o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (Sasa) do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e terá início em 2015 nos CDIs. Primeiro, as atividades do projeto serão voltadas apenas para as crianças entre zero e um ano. Posteriormente, os trabalhos ocorrerão para crianças com mais de um ano.

Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.