Divulgado o balanço final da 31ª Oktoberfest

O Parque Vila Germânica e a Secretaria de Turismo divulgaram na manhã desta terça-feira, dia 25, o balanço final da 31ª Oktoberfest. A apresentação aconteceu no auditório da Casa do Comércio, no centro da cidade. Na ocasião, a Federação do Comércio de Bens, Seviços, e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) também publicou os resultados da pesquisa de turismo, onde constam informações sobre o perfil do público que visitou a festa, o impacto econômico para a região e a movimentação do comércio.

O relatório feito pela organização da Oktoberfest apresenta as receitas, as despesas e o resultado operacional da festa. Nas receitas, destaque para a venda de ingressos. Foram mais de R$ 3,7 milhões vendidos, quase 20% a mais que em 2013, quando foram vendidos R$ 3,1 milhões. A receita dos patrocínios também aumentou em relação ao ano passado, chegando a R$ 1,49 milhão, 57% a mais que na edição anterior, quando chegou a quase R$ 948 mil.

O resultado final foi positivo. O total de receitas chegou a R$ 9,5 milhões e o total de despesas a R$ 7,8 milhões. Em 2013, foram R$ 7,9 milhões em receita e R$ 6,9 milhões em despesas. Se comparado ao ano passado, o lucro da Oktoberfest deste ano chegou a 60%.

Pesquisa confirma sucesso da festa

A pesquisa de turismo Oktoberfest Blumenau 2014 foi realizada entre os dias 9 e 28 de outubro e comprova que a festa foi um evento de sucesso junto ao público. Ao todo, foram entrevistados 575 turistas e 329 estabelecimentos comerciais de Blumenau, entre eles, 24 hotéis. Além disso, o Núcleo de Pesquisa da entidade realizou 633 flagrantes nas catracas de entrada da Vila Germânica, com a finalidade de identificar o perfil dos participantes do evento e sua origem.

De acordo com o documento, a festa se consolida como um espaço democrático, com aumento de 17% entre os turistas de 36 a 45 anos e predomínio de casais, que representaram 48,3% dos visitantes. Neste ano, o gasto médio ficou em R$ 113,43. Os catarinenses são os que mais visitaram a Oktoberfest, representando 29% do total do público. Os paulistas e os cariocas vêm a seguir, com 25,8% e 12,1%, respectivamente. Na avaliação geral, a festa manteve avaliação "ótima" junto aos turistas, em relação aos preços praticados durante a festa e à estrutura geral da cidade. A boa avaliação dos turistas resultou no percentual de 86,6% dos que retornarão no próximo ano.

Com relação ao comércio, empresários do Parque Vila Germânica tiveram alta de 10,3% no faturamento e 66,7% avaliaram a festa como "boa'. Os empresários da cidade, por sua vez, tiveram uma opinião menos otimista, mas o resultado geral não foi negativo. A pesquisa registrou avaliação "boa" para 37,3% comerciantes de rua e 25% para os comerciantes dos shoppings.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.