O Seminário Sobre Mobilidade Urbana – Mover com dignidade, realizado terça-feira, dia 25, na FURB, serviu para mostrar que Blumenau está no caminho certo quando se pensa em pedestre, ciclovia e transporte coletivo. A análise é dos técnicos da secretaria de Planejamento, que participaram do evento que reuniu especialistas nacionais e internacionais para analisar e debater os desafios da mobilidade urbana, na construção de cidades sustentáveis e com qualidade de vida.
Na opinião do secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, o evento foi como previsto: extremamente produtivo. Destaque para a prioridade para o transporte coletivo, destacando que mesmo melhorado, as cidades terão que restringir os automóveis, com a diminuição drástica dos estacionamentos, por exemplo. Gevaerd disse que nesse contexto foi interessante entender as propostas dos palestrantes quanto à necessidade de tornar as calçadas um lugar mais confortável, um lugar de encontro de negócios – aspectos esses que se consegue com maior largura dos passeios e mudança de hábito da população.
Foi debatida a possibilidade de as cidades terem parques lineares ao longo do seu curso d`água para servir de caminho para a população, além de ser lugar de lazer, de recreação. Foi destaque no seminário, a importância das ciclovias de forma integrada e segura, questionando a plateia se uma proteção física ao longo das mesmas seria artifício de projeto ou direito do usuário? Esses aprendizados do debate, segundo o secretário, serão extremamente úteis na elaboração do Plano de Mobilidade de Blumenau, que será regido pela Lei Federal 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O Seminário teve a participação de três palestrantes de renome: Paulo Sérgio Custódio, de Florianópolis, Ricardo Corrêa, da TC Urbes – empresa especializada em mobilidade, e Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá e especialista internacional em mobilidade urbana.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.