Ferrovia da Integração é tema de debate com Governo do Estado

O prefeito Napoleão Bernardes e outras lideranças do Vale do Itajaí estiveram na manhã desta terça-feira, dia 10, reunidos com o governador Raimundo Colombo, em Florianópolis. O objetivo do encontro foi solicitar ao Governo do Estado que defenda a região no traçado da Ferrovia da Integração. De acordo com o planejamento inicial, a ferrovia sairá do Oeste e seguirá até o litoral, passando pelo Vale do Itajaí, mas um grupo de lideranças quer que a rota passe pelo Norte. A expectativa do governador é de que o projeto esteja completo até 2016.

A argumentação pela passagem da ferrovia pelo Vale é forte. A posição geográfica é considerada central. Vindo do Oeste, ela passaria por municípios importantes para o Estado como Rio do Sul e Blumenau e chegaria ao maior porto de Santa Catarina, o de Itajaí, além de servir facilmente ao porto de Navegantes, em franca expansão. Colaboraria, ainda, para desafogar rodovias estranguladas pelo grande movimento, como as BRs 470, 116 e 282. Na ocasião, o governador alegou que o projeto continua em andamento, mas o traçado deve ser definido nos próximos meses. "A ferrovia irá contribuir para a economia e produtividade no estado, por isso precisamos colher o maior número de informações e argumentos para tomar uma decisão técnica", confirmou Raimundo Colombo.

Durante a reunião, o prefeito Napoleão Bernardes pediu atenção do governador para a questão, já que a ferrovia é considerada de muita importância não só para a economia da região, mas também para desafogar o trânsito. "A viabilização da construção da Ferrovia da Integração, juntamente com outras importantes obras como a duplicação da BR 470, acarretariam em uma série de benefícios como o desafogamento das rodovias e a possibilidade real de incremento da economia", contou o prefeito. Ainda nesta terça-feira, a comitiva se reúne com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Visselar Prietto, para acompanhar o andamento da duplicação da BR 470.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.