Para ampliar ainda mais o acesso às suas atividades, a Fundação Cultural de Blumenau publica em seu site um completo catálogo com os projetos previstos para este ano. Esta iniciativa faz com que a presença da cultura em Blumenau, que já é um processo indiscutível e também consagrado, chegue ainda mais perto dos cidadãos. Acesse o material neste link: http://goo.gl/KVcfpz.
O Catálogo de Projetos da Fundação Cultural de Blumenau é composto por uma apresentação geral dos espaços públicos pertencentes a instituição, exposição dos projetos que serão promovidos durante o ano, além de um calendário com todas as atrações separadas por mês. "A ideia central de um catálogo é estabelecer uma organização dos eventos de modo que a divulgação seja eficiente e ágil", observa o presidente da FCB, Sylvio Zimmermann Neto. "A implementação de um novo cenário cultural na cidade é uma realidade galopante no contexto blumenauense. A dinâmica cultural da cidade já não é homogênea como a de dois séculos atrás", resume.
Por essa razão, comenta Zimmermann, a Fundação Cultural de Blumenau tem se esforçado a promover um encontro do cidadão do século XXI com a cultura nos seus mais diversos vieses. "E entendo o ano de 2015 como um ano propício para inovações neste cenário e, sobretudo, ampliações de acontecimentos anteriores", diz ele. "Fator decisivo para qualquer planejamento consiste sempre em atentar às tendências criativas e também aos anseios do público em geral e esperamos que este manual para consultas tenha essa ideia consigo. Seja ele uma maneira de motivar as pessoas."
Na análise do presidente, a combinação de mais de 60 projetos é uma maneira de olhar o processo cultural de maneira simpática e convidativa, especialmente se estes são direcionados aos mais diversos ramos da cultura: a literatura, a música, as artes visuais e cênicas, teatro e outros tantos. Uma realidade para o ano corrente é um convite. "Nós, da Fundação Cultural de Blumenau sabemos a relevância do contato entre a arte/cultura e o público, não somente estética, mas também profundamente histórica", comenta. "E, deste modo, veremos que este contato do cidadão do século XXI de Blumenau com a cultura será visto como um documento histórico e não somente contemporâneo", finaliza Zimmermann.
Ambientes culturais
No catálogo que está sendo disponibilizado, o cidadão poderá obter informações relacionadas a todos os ambientes disponibilizados pela Fundação Cultural. Conhecerá os projetos propostos e será informado dos contatos de cada setor da Casa. Entre as informações, constam dados dos museus, biblioteca, teatro, cinema e arquivo histórico. O leitor terá informações úteis sobre as exposições, as propostas que envolvem a abertura dos museus à noite, a iniciativa de levar o museu à escola, os concertos didáticos, os projetos de incentivo à leitura, rotas de lazer, atividades da banda municipal, o Festival Nacional de Teatro Infantil (Fenatib), as temporadas blumenauenses de teatro, o CineArte, as oficinas e as atividades pensadas especialmente para cegos. Para saber mais sobre as propostas e as notícias culturais da cidade, acesse o site da FCB ¬-http://fcblu.com.br/secretarias/fundacao-cultural.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.