O prefeito de Indaial e presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Sergio Almir dos Santos, participou nessa segunda-feira, 11 de maio, do 2º Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, no Ceará. Ele foi um dos palestrantes do evento e discorreu sobre o tema "Gerenciamento de Consórcios de Resíduos Sólidos".
Na oportunidade, o prefeito de Indaial explanou sobre a origem dos consórcios intermunicipais, sua definição, base legal e características; citou exemplos de consórcios e as possíveis fontes de recursos para sua manutenção e explicou como surgiu o Cimvi, de que forma está estruturado o consórcio e como funciona a coleta, transbordo e destinação do lixo domiciliar.
"Na maioria dos municípios do Ceará quase não existem aterros sanitários, e sim lixões, os quais devem ser eliminados conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Muitas vezes, os custos para implantação de um aterro sanitário em uma cidade se tornam caros, por isso a importância de os municípios se unirem par resolver esse problema, através dos consórcios que possuem base legal. Fomos convidados a apresentar no seminário a nossa experiência que vem dando certo com o Cimvi, pois o serviço é mais barato e eficiente com a união de várias cidades e contribui para a preservação do meio ambiente", comenta o Prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos.
Sobre o Seminário
O Seminário abordou a temática central: "Reduza, Reutilize e Recicle", objetivando uma grande discussão em torno da problemática e dos benefícios do lixo. O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre gestores públicos municipais e estaduais, representantes dos consórcios em formação, setores empresariais, acadêmicos e da sociedade civil ligados à cadeia produtiva dos resíduos sólidos.
Assessoria de Articulação, Comunicação e Ouvidoria da prefeitura de Indaial.