De 22 a 28 de maio, a Prefeitura de Indaial promoveu cinco pré-conferências regionais de Saúde, uma preparação para a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 17 de junho. Mais de 220 propostas foram sugeridas pelos munícipes para compor o tema que rege a Conferência desse ano: "Saúde pública de qualidade: para cuidar bem das pessoas: o direito do povo brasileiro".
A Conferência Municipal de Saúde acontecerá das 8h às 16h, no Teatro da Vinci, da Uniasselvi, localizado na Rodovia BR-470, km 71, nº 1040, bairro Benedito. É importante a presença da população para que venha defender sua proposta no encontro. A participação popular nesse evento é um dos maiores atos de cidadania e controle social.
Os objetivos dessa conferencia são discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, universalidade e da equidade; discutir a situação de saúde da população; analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde e aprovar diretrizes para as políticas de saúde.
Nas conferências, reúnem-se os representantes da sociedade, que são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, parlamentares e outros para avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos municípios, estados e país.
Confira onde ocorreram as pré-conferências:
– 22 de maio: Carijós (população Carijós e Mulde);
– 25 de maio: Tapajós (população Cohab/Estados, Nações, Sol, Centro);
– 27 de maio: Encano do Norte (população Encano do Norte e Benedito);
– 28 de maio: Rio Morto (população Rio Morto, João Paulo II, Estradinha e Arapongas);
– 28 de maio: Tapajós (população Estrada das Areias, Warnow, Tapajós e Encano Baixo).
Assessoria de Articulação, Comunicação e Ouvidoria da Prefeitura de Indaial.