Agentes culturais, servidores públicos, imprensa e autoridades prestigiaram o início oficial das operações da Plataforma Blumenau Mais Cultura (http://blumenaumaiscultura.com.br/). A Cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura na tarde de sexta-feira, dia 29, contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, do presidente da Fundação Cultural de Blumenau Sylvio Zimmermann Neto e do diretor comercial da TIM Sul (PR e SC) Carlos Eduardo Spezin Lopes. O diretor de Cultura da FCB, o músico Carlos Schrubbe, recepcionou os convidados ao som de violão.
Na abertura do evento, Zimmermann explicou ao público o funcionamento da nova plataforma Blumenau Mais Cultura. "Trata-se de um portal livre, gratuito e colaborativo, onde todos podem registrar-se e divulgar seus eventos e projetos". "É uma grande e poderosa ferramenta de gestão colaborativa da cultura que vai permitir a comunicação digital eficiente entre o artista, o produtor cultural e aqueles que vão prestigiar os eventos culturais e turísticos. Poucas cidades do país possuem hoje um site único, uma ferramenta única que possa acumular todas as informações da produção cultural local num só endereço", afirmou.
A nova plataforma depende da participação de todos os agentes culturais, possibilitando que os mesmos gerenciem com muita facilidade eventos, espaços e projetos. Cada um é responsável pela inserção de suas informações. Com a implantação dessa ferramenta, o blumenauense terá acesso facilitado aos dados culturais da cidade. "A plataforma permite que todos tenham acesso e construam a gestão cultural, que não é necessidade, ação e dever apenas da prefeitura ou órgãos políticos, mas também de toda a sociedade", observou Carlos Eduardo Spezin Lopes. "O sistema vem para organizar e também para criar um banco de dados que permitirá aos agentes promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento desse segmento."
Desenvolvimento
Napoleão Bernardes considerou um privilégio participar do início oficial das operações da ferramenta. Para ele, a cultura é uma alavanca incondicional para o desenvolvimento humano e pessoal. "A cultura por essência deve ser colaborativa, e essa plataforma oportuniza que todos sejam protagonistas na construção de sua própria história", salientou.
A Plataforma de Gestão Cultural e Mapeamento Colaborativo Mapas Culturais/Blumenau Mais Cultura foi desenvolvida pelo Instituto TIM (braço da operadora de celular) e foi implantada de forma gratuita na cidade. Trata-se de uma iniciativa inédita no Estado de Santa Catarina. Nesse espaço serão disponibilizadas as leis de fomento, mostras, convocatórias e editais criados pela Fundação Cultural de Blumenau compondo assim o repositório de informações referentes à cultura no município.
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.