Desfile Cívico-Escolar marca passagem dos 53 anos de Guabiruba

Cerca de 3 mil pessoas desfilaram pela rua Brusque nesta quarta-feira, 10 de junho, dia em que Guabiruba completou seus 53 anos de emancipação político-administrativa. O tradicional desfile cívico-escolar abordou o tema "O Bairro: Espaço de Tradições", onde cada escola apresentou os aspectos culturais de sua localidade. Recontando a história das comunidades, o desfile mostrou o desenvolvimento e o progresso do próprio município, que tem sua história iniciada a partir da colonização de Brusque, em 1860, pelos alemães.

Posteriormente chegaram à região os italianos, poloneses e austríacos. Os imigrantes dedicaram-se inicialmente a lavoura e à extração de madeira, construindo ranchos para seu abrigo. Muitos trouxeram sua profissão de origem. Seu esforço, empreendedorismo e coragem moldaram uma cidade próspera, atraindo novas famílias, culturas e tradições, que escolheram Guabiruba para morar. Atualmente a cidade abriga mais de 20 mil habitantes.

O prefeito Matias Kohler saudou os guabirubenses durante seu pronunciamento na abertura do desfile. Agradeceu o trabalho dos prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e do cidadão. "Como administradores públicos temos a responsabilidade de conduzir o processo de desenvolvimento da cidade, mas a participação do cidadão nessa construção tem trazido bons frutos em todas as áreas. E com a força de cada um, vamos tornar realidade nossos sonhos. Parabéns a todos nós, que, a cada dia, construímos um pouco mais da cidade que queremos", disse o prefeito.

Também se pronunciaram na abertura o vice-prefeito, Valmir Zirke, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Felipe Eilert dos Santos, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque Ewaldo Ristow Filho, representando o governador Raimundo Colombo. Todos enalteceram a importância da data comemorativa e parabenizaram o município de Guabiruba como um todo.

O desfile durou cerca de duas horas e teve a participação de mais de 30 pelotões entre escolas municipais, estaduais, universidades e entidades da cidade.

Assessoria de Imprensa da prefeitura de Guabiruba.