Aniversário da imigração alemã é marcado por homenagens

A manhã deste sábado, dia 25, foi marcada por homenagens em Blumenau. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, promoveu uma solenidade em comemoração ao nonagésimo primeiro aniversário da imigração alemã no Brasil. A cerimônia contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, do cônsul honorário da Alemanha, Hans Dieter Didjurgeit, do coordenador Ministerial da Comunidade Evangélica de Blumenau, pastor Anderson Ellwanger, e outras autoridades do município. Apresentações artísticas e culturais também marcaram a programação.

Durante a cerimônia, o cônsul honorário da Alemanha, Hans Dieter Didjurgeit, parabenizou a organização pela realização do encontro e disse ser cada vez mais importante fortalecer e consolidar a tradição alemã, presente na história e no povo blumenauense. Já o prefeito fez um resgate das ações realizadas pala administração municipal, em especial pela Fundação Cultural, na busca de relações socioeconômicas com cidades da Alemanha. "Devemos sempre celebrar nossa cultura, nossa tradição e reconhecer nossa origem e todo o legado positivo que mantivemos ao longo da história", destacou o prefeito.

Após a celebração, os participantes tiraram fotos na Praça Doutor Hercílio Luz, em frente ao monumento em homenagem ao fundador da cidade, Hermann Bruno Otto Blumenau. Depois, o grupo se dirigiu ao Horto Botânico Edith Gaertner, para a inauguração da revitalização do Manneken Pis. Traduzido literalmente por "o menino urinando", o Manekken Pis é uma releitura feita pelo artista Miguel Barba do pequeno menininho de 61 centímetros erigido em Bruxelas, na Bélgica. A estátua era inicialmente confeccionada em concreto e agora recebe uma substituta em bronze, material mais resistente.

A Imigração Alemã

A imigração alemã no Brasil aconteceu, principalmente, em meados de 1871. Um grupo de camponeses liderados por Otto Von Bismarck deixou a Europa em direção ao Brasil em busca de novas terras, já que a Revolução Industrial dificultava a vida das pessoas, que teriam que concorrer com as máquinas industriais. O Brasil, neste tempo, atravessava uma fase de consolidação de sua independência. O Imperador Pedro I, para garantir a ordem nacional e a segurança nas fronteiras, utilizou de uma política de colonização e incentivou a vinda desses povos para as terras do Sul. Antes disso, no entanto, em 1850, o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau já havia trazido os primeiros imigrantes para a então colônia que levou o seu nome.

Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.