Timbó não apresenta nenhum foco do mosquito da dengue desde 2014

Segundo informações da Vigilância Sanitária de Timbó há cerca de dois anos não é registrado nenhum foco do mosquito aedes aegypti. Os últimos focos do mosquito foram encontrados em 2014 – um no Bairro Araponguinhas e dois focos no Bairro Imigrantes.

Com os constantes casos de dengue e outras doenças como o zika vírus e a febre chikungunya, também transmitidos pelo mosquito aedes aegypti, registradas em várias de cidades brasileiras, o município dobrou os cuidados.

Em Timbó o trabalho de combate e erradicação do mosquito aedes aegypti é realizado por quatro agentes de saúde, sob a coordenação do Serviço de Vigilância Sanitária Municipal. Para realizar o trabalho os agentes seguem uma rotina já pré-estabelecida pelo Ministério da Saúde. Além disso, os agentes realizam cursos de capacitação e têm sua rotina de trabalho supervisionada por uma equipe estadual do MS.

Nesse processo de combate e erradicação do foco do mosquito os fiscais da Vigilância Sanitária atendem as denúncias com relação a procriação do mosquito nos mais diversos locais. Quando detectado um possível criadouro do mosquito os responsáveis são notificados a providenciar as medidas corretivas. Nos casos onde a notificação não é cumprida os responsáveis sofrem um processo administrativo.

Vale lembrar que a forma mais correta para evitar o aparecimento do mosquito é não deixar água parada como em vasos de plantas e pneus, entre tantos outros. O serviço de Vigilância Sanitária de Timbó está localizado na Policlínica de Referência, na Rua Aracaju, nº 60 – Centro, ou pelo telefone (47) 3399-0220.

Assessoria de Comunicação da prefeitura de Timbó.