Rota e casas enxaimel serão apresentadas durante o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode. São mais de 210 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada "Rota do Enxaimel". São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um roteiro de 16 km. São essas casas, e a Rota do Enxaimel, que serão apresentadas para o Brasil durante o 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio da Humanidade, que acontece até sexta-feira (26) em São Luís, no Maranhão.

O encontro busca consolidar propostas que possibilitam transformar cenários de sítios históricos deteriorados ou carentes de obras no País e juntar forças e interesses, a partir da interação entre gestores dos municípios que possuam sítios do Patrimônio Histórico da Humanidade, ampliando assim as possibilidades de financiamentos e melhorando a gestão dos recursos.

Promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Governo do Estado do Maranhão, em parceria com o Sebrae /MA, o evento reúne especialistas e gestores do país inteiro. Pomerode, a única cidade do Estado de SC a participar do evento, está representada pelo secretário de Turismo e Cultura, Marcos Küster, e o gerente de Patrimônio Histórico, Theofanes Alexandre Klotz.

Painéis

Na programação, estão sete painéis para debater sobre temas totalmente ligados à preservação do patrimônio histórico; enfrentamento de problemas sociais, possibilidade de implantação de políticas de melhoria da infraestrutura urbana; promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos; debate sobre as pautas prioritárias que tramitam no Congresso Nacional, e apresentação de propostas voltadas prioritariamente para a sustentabilidade das cidades.

Nesta quinta-feira (25/02), o gerente de Patrimônio Histórico, Theofanes Alexandre Klotz, participará do painel – A sustentabilidade da economia – boas práticas de negócios e alternativas de exploração do potencial econômico; e na sexta-feira (26/02), Pomerode será representada pelo secretário de Turismo no painel com o tema – A gestão urbana – políticas de habitação e ocupação em sítios históricos.

No final do encontro será divulgada a Carta de São Luís, consignada pelo Prefeito de São Luís e por representantes de instituições como CNM, IPHAN, TCU, Embratur, Caixa, Ministério do Turismo, Unicef (SL), Governo do Estado do Maranhão e das prefeituras presentes no evento, como Pomerode .

Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.