Coração enxaimel de mais de uma tonelada ficará exposto no Teatro Municipal

O trabalho dos jovens alemães, o carpinteiro Valentin e o marceneiro Wenzel, chamou atenção de quem passou pelo pavilhão de competições durante a Festa Pomerana. No espaço reservado ao trabalho dos dois artesãos, estavam as madeiras cambará, serrotes e outras ferramentas usadas para a confecção de um coração gigante, a marca da ‘Nossa Pequena Alemanha'. A obra, que impressionou moradores e visitantes, que ficará exposta no Teatro Municipal se mistura a uma tradição de mais de 800 anos.

O coração foi apresentado na noite desta quinta-feira (24/02) para a comunidade. O ato contou com a presença do prefeito Rolf Nicolodelli, presidente da Fundação Cultural, Darli Barh Bernardino, presidente da ACIP, Ivan Blumenschein, presidente da AVIP, Deoclides Corrêa, vereadores, comunidade e os jovens alemães, responsáveis pelo trabalho.

Valentin e Wenzel, os "Wandergesellen", que pela tradução livre significa companheiro viajante, vêm de Wolfenbüttel e Rostock, cidades da Alemanha são raros praticantes de uma tradição antiga. De acordo com a tradição, na Europa Medieval, uma pessoa que aprendia um ofício, como carpinteiro, marceneiro, pedreiro ou tantos outros, após os anos de estudo passava de "aprendiz" a "companheiro" e era obrigado a cumprir uma viagem de pelo menos três anos por diferentes locais a fim de praticar o ofício, ganhar experiência e vivência para depois poder se tornar "mestre".

Hoje em dia, apenas uma minoria dos formandos mantém este hábito.
Estima-se que haja no mundo menos de 500 Wandergesellen cumprindo a jornada de aprendizado prático. Valentin e Wenzel estão há três anos viajando pelo mundo e já visitaram países como Filipinas, Laos, Suécia, Noruega e diversos outros países da Europa.

Segundo o prefeito Rolf Nicolodelli, o trabalho feito pelos jovens, além de ficar marcado na história da cidade, também irá incrementar ainda mais o turismo, pois a obra ficará exposta em dos locais onde são realizadas inúmeras intervenções culturais durante o ano. "O Teatro é um símbolo da nossa cultura e nada mais justo que incrementar ainda mais esse espaço. Além disso, estamos registrando para história o coração enxaimel, criado para preservar e resgatar os traços culturais, além valorizar a identidade do município", comemorou.

Conhecimento

Com sólidos conhecimentos na arte de trabalhar com madeira – desde construir um móvel até uma casa em enxaimel – os Wandergesellen viajam sempre trocando hospedagem por trabalho. Fiéis à tradição, Valentin e Wenzel não utilizam celulares nem outros recursos modernos. Procuram reproduzir esta experiência da forma mais próxima possível daquilo que faziam seus antecessores, séculos atrás.

Para o presidente da Associação Empresarial (ACIP), Ivan Blumenschein, essa obra tem um significado especial e marcará a história da cidade.
"Acredito que a logomarca desenvolvida tem um papel importante para valorizar os produtos feitos em Pomerode, portanto tem relevância para a economia do município. Além disso, o coração em enxaimel representa o carinho e respeito pela identidade cultural da cidade. Assim, nada mais apropriado do que construir esta logomarca seguindo as técnicas da construção em enxaimel", destaca Blumenschein.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.