Sebrae realiza entrega do “Prêmio de Prefeito Empreendedor”

Nesta quinta-feira (05/05), o prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli recebeu o "Prêmio de Prefeito Empreendedor". A premiação, dada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), serve como reconhecimento aos gestores que implantaram projetos com resultados positivos voltados aos pequenos negócios.

O prefeito de Pomerode foi vencedor da etapa estadual categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral e também finalista na categoria Compras Governamentais. Ao todo participaram 81 inscritos e além do prêmio estadual, o prefeito é finalista da etapa nacional. O resultado será anunciado no próximo dia 10 de maio em Brasília. Esta é a nona edição do Prêmio, que é realizado a cada dois anos.  Foi a primeira vez que o município participou.

"Foi uma surpresa para nós do Sebrae o número de inscrições neste ano. E para se chegar até os finalistas foi feito uma criterioso sistema de avaliação mostrando que as cidades que chegaram até a final foi fruto de muito trabalho. E é claro que o papel do prêmio é reconhecer e valorizar essas prefeituras e suas equipes que buscaram agir em torno dessa melhora no ambiente para a micro e pequena empresa se desenvolver", parabenizou o coordenador regional do Sebrae no Vale do Itajaí, Donizete Böger que entregou a premiação.

Böger comentou ainda que um dos pontos primordiais para a conquista da premiação foi devido a comprovação de resultados mensuráveis. "Tudo que foi feito e implantando sempre ficou bem claro ao longo das avaliações do Sebrae no município deixando evidente esse esforço e dedicação para com as micro e pequenas empresas", disse.

Incentivo que deu resultado

Após a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2013, aproximadamente 700 novas pequenas e micro empresas foram criadas em Pomerode. São pequenos negócios que deixaram a informalidade de lado e conquistaram espaço no mercado municipal, regional e até mesmo estadual. Foram eles também, em parte, responsáveis pelo crescimento da economia do município.

Mas, não foi só a implantação da lei que garantiu este avanço. Entre outros fatores que favoreceram o crescimento, está a iniciativa da Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que promoveu diversas ações de fomento ao setor: abriu a Sala do Empreendedor, facilitou o acesso ao Programa de Compras Governamentais, criou a função do Agente de Desenvolvimento, que serve como um elo entre poder público e o empreendedor, diminuindo a desburocratização dos processos.

As ações contribuíram para o desenvolvimento econômico e colocaram Pomerode entre as melhores cidades do Brasil. Hoje, no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável pela implementação da Lei Geral,  o município possui a melhor média geral (9,65), a maior nota do estado de Santa Catarina. "A premiação foi um reconhecimento a tudo que vem sendo realizado desde 2013. Além das ações, anualmente os empreendedores participam de palestras e capacitações que visam incluir e preparar para o mercado", complementa a agente de Desenvolvimento, Sheyla Mendonça.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.