O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove anualmente desde 2003, a Semana Nacional de Museus com o propósito de mobilizar os museus brasileiros em torno de um tema e assim discutir com a sociedade situações ou problemáticas atuais.
O Museu Pomerano integra a programação nacional desde 2011, e já apresentou por meio de exposições e de debates a comunidade pomerodense assuntos pertinentes a memória, a história e ao mundo em transformação.
Em 2016, o tema escolhido foi "Museus e paisagens culturais". A chancela de Paisagem Cultural é o mais novo instrumento de preservação do patrimônio cultural brasileiro lançado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Esse mecanismo de proteção – Chancela de Paisagem Cultural – se deve ao fato do Brasil reunir riquezas culturais e belezas naturais únicas. É, portanto, dever, tanto dos órgãos de proteção quanto dos cidadãos, encontrar alternativas de salvaguardar essas riquezas e diversidades culturais, estimulando de modo compartilhado uma visão local que equilibre o tradicional e o moderno na perspectiva dinâmica da cultura.
O Vale do Itajaí e o Vale do Itapocu representam uma parte do solo catarinense onde foram estabelecidos imigrantes europeus no século XIX. O contingente de imigrantes estabelecidos nessa área em minifúndios agrícolas fez surgir povoados e mais tarde florescentes cidades e trazem em seu legado cultural o conjunto edificado nas residências, igrejas, escolas, clubes, a transformação de indústrias artesanais em indústrias modernas e competitivas, e, ao mesmo tempo preservam seus hábitos e costumes como a manutenção do idioma dos antepassados, a gastronomia, o respeito à educação e à religião, as festividades que caracterizam os municípios de Pomerode e de Jaraguá do Sul.
Esses dois municípios integram os Roteiros Nacionais de Imigração em Santa Catarina e tem reconhecido o Núcleo Rural de Testo Alto e Rio da Luz como Paisagem Cultural Brasileira.
Diante dessa perspectiva, o Museu Pomerano elaborou em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Representação do Iphan/SC no Vale do Itajaí e com a Secretaria de Educação e Empreendedorismo por meio da Escola Básica Municipal "Dr. Amadeu da Luz" atividades para celebrar a 14ª. Semana Nacional de Museus. Esses eventos têm apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e da Fundação Cultural de Pomerode.
Durante o período de 16 a 31 de maio de 2016, estará em exposição no Museu Pomerano uma mostra fotográfica contemplando o modo de vida da comunidade de Testo Alto em diferentes épocas da história pomerodense. As fotografias foram selecionadas por Edson Klemann e Peter Riemer e as mesmas já foram postadas no Blog Fotos Antigas de Pomerode.
Já na comunidade de Testo Alto, na Escola Básica Municipal "Dr. Amadeu da Luz", pode-se desenvolver um trabalho de palestras aos alunos dos 4ºs. Anos do Ensino Fundamental sobre a História de Pomerode, por meio da Coordenação do Museu Pomerano, e uma sensibilização sobre patrimônio cultural, por meio da Coordenação de Educação Patrimonial do Iphan – Ceduc. " Ainda houve o envolvimento do Jeep Tour e da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture) durante a visitação que os alunos do 4ºs. Anos do Ensino Fundamental fizeram à Rota do Enxaimel, assim como houve também o envolvimento dos professores de Artes e de Língua Portuguesa em apresentarem os trabalhos dos alunos dos 7ºs e 9ºs Anos do Ensino Fundamental daquele estabelecimento de ensino.
Os resultados dos trabalhos escolares poderão ser apreciados na noite do dia 18 de maio de 2016 (4ª. feira), no horário das 18h30 quando acontecerá no Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo o evento intitulado "Percepções sobre Paisagem Cultural em Pomerode. Estarão em exposição os Desenhos "O que é o meu Patrimônio" dos alunos dos 4ºs. Anos A e B; as Maquetes da Técnica Enxaimel dos alunos dos 4º. Ano A da Professora Adriana; as Receitas Tradicionais de Pomerode dos alunos dos 4º. Ano B da Professora Débora; os trabalhos artísticos "Geometrando nossas Casas" dos alunos dos 7ºs. Anos desenvolvidos com o Professor Alceu; e sob a orientação da Professora Sheila os alunos dos 9ºs. Anos apresentam as Esquetes Teatrais "Coisas que Pomerode Fala". Também acontecerá uma Roda de Conversa sobre a Paisagem Cultural de Pomerode.
Vale destacar que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) possibilitou a realização de duas oficinas de Formação em Educação Patrimonial nos dias 27 e 28 de abril do corrente ano nos municípios de Pomerode e de Jaraguá do Sul. Essas oficinas tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade escolar – diretores, professores, coordenadores pedagógicos e alunos – para os temas do patrimônio cultural brasileiro e fomentar a discussão sobre a paisagem cultural nos dois municípios.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.