Neste final de semana Timbó vai respirar dança! É a 16ª edição do Festival de Dança de Timbó, que começa nesta sexta e segue até domingo, com início sempre às 19h, no Pavilhão de Eventos Henry Paul. A grande novidade deste ano é o recorde de participantes: ao todo, 1.700 bailarinos, vindos de 20 cidades diferentes do estado do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina subirão ao palco para mostrar seus talentos.
São 34 grupos participantes, apresentando um total de 61 coreografias das mais diversas modalidades na sexta-feira e 87 no sábado. Com estes números, Timbó se firma no cenário catarinense da dança como uma das maiores incentivadoras da dança, seguindo o exemplo de Joinville, que a cada ano reúne milhares de bailarinos.
Na sexta e no sábado, dias 13 e 14, acontecem as mostras e competições nas seguintes modalidades: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Dança de Rua e Estilo Livre, nas categorias infantil, júnior, sênior e adulto. Já no domingo acontece a Seletiva para o Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), que acontece em julho, em Curitiba – PR.
A banca de jurados que vai ter a difícil missão de escolher os vencedores de sexta e sábado conta com: Amarildo Cassiano, Claudia Maiole – ambos de Joinville -, DS Fuel, de São Paulo e Bruno de Carvalho, de Florianópolis.
Sobre os jurados:
Amarildo Cassiano – Diretor e Coreógrafo da AMA Cia de Dança e diretor da Cia DIDOIS de dança/teatro em Joinville – SC, desde 2007. É professor e coreógrafo do Núcleo de Dança contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desde 2004. Em 2013 foi premiado com a Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa", pelo Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Jurado de vários festivais no Brasil e exterior, como no 20º GRAND CONCOURS INTERNATIONAL DE DANSE CLASSIQUE E DANSE CONTEMPORAINE, na cidade de Caen na França, onde trabalhou dando cursos por toda Normandia.
Cláudia Maiole – É bailarina, pesquisadora do movimento e terapeuta oriental em Joinville – SC. Atua profissionalmente há 33 anos na área artística; é maitre de ballet com vasta experiência em dança clássica, moderna, contemporânea, jazz e dança teatro. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR, professora da Escola Municipal de Ballet e o comTATO Espaço Terapêutico. Trabalha com grupos e atendimentos individuais e também ministra oficinas sobre prevenção da saúde e consciência corporal para bailarinos e profissionais de dança.
DS FUEL – Iniciou sua jornada nas danças urbanas em 2007 e, desde então, começou a desenvolver um detalhado estudo sobre a origem e os fundamentos especificamente do Hip Hop e do Krumping. Por dois anos fez parte do T.F. Style Cia de Dança, com direção de Igor Gasparini e da Cia Ritmos de Rua Base, com direção de Edson Guiu. É idealizador do projeto Resgate Urbano, que visa levar cultura e informação artística nas comunidades de São Paulo. DS também é Diretor/Coreógrafo do grupo profissional WestSide, Westside Store, Westside Full Dance Studio e preparador corporal da peça "TUDO POR ELA" Escrita por Mara Carvalho, dirigida por Patrícia Vilela e interpretada por Júlio Rocha. Como professor, desenvolveu trabalhos em grandes escolas como: Ballet Stagium, Academia Tania Ferreira, Casa da Dança Tati Sanchis, Espaço Eldorado e atualmente ministra aulas na Dance Studio Alphaville, Estúdio Anacã e Westside Dance Studio. DS Fuel atualiza seus estudos todos os anos nos grandes estúdios de Los Angeles (EUA), com destaque para: Millennium Dance Complex, Debbie Reynolds Studio, IDA e Movement Lifestyle. Créditos de Dançarino/ Coreógrafo: Cia Elétron; Cia Cinque Sensi Anderson Couto; Cia TF Style; Ritmos de Rua. SBT; Rede Record; MTV; Rede Globo; LG; Soho; Amil Saúde; Honda; Chevrolet. Rodrigo Teaser (Tributo Rei do Pop) Natalia Damini; Banda Uó; Mauricio Simões; Jullia Palmieri; Bruno Martini; Julio Rocha; Manu Gavassi; NX ZERO e College 11 (Walt Disney Records).
Bruno de Carvalho – Iniciou seus estudos na dança em 1998 e desde então vem se especializando em Hip Hop Dance com professores de diversos lugares do mundo. Experiências também em Jazz Dance, Dança Afro e Dança Contemporânea. Professor de Danças Urbanas em diversas academias em Florianópolis. Foi Diretor e Coreógrafo do Grupo Hip Hop Soul, grupo no qual conquistou diversos prêmios no país, incluindo Festival Internacional de Hip Hop e Festival de Dança de Joinville. Indicado também a melhor coreógrafo de Festival de Dança de Joinville. Fundador do Evento Encontro Floripa de Dança de Rua desde 2005. Professor e Jurado de diversos festivais de dança pelo País. Diretor da Cia Profissional H2S.
Maior festival de danças urbanas da América Latina, FIH2 tem etapa estadual em Timbó
A etapa estadual para a 15ª edição do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2) – evento que reúne cerca de 30 mil pessoas todos os anos em Curitiba – ocorre domingo, 15 de maio, às 19 horas, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó.
Idealizador e organizador do evento, o coreógrafo Octávio Nassur explica que será uma etapa especial para o FIH2: "É um momento muito importante, pois estamos comemorando os 15 anos do festival. Além disso, a etapa regional representa o que há de melhor da dança no Brasil e uma prévia do que vai ocorrer no evento. É importante que toda a cidade apoie esses grupos para chegarem à final".
Em 2015, foram 12 coreografias selecionadas em Santa Catarina, pertencentes a grupos de 11 cidades. Neste ano, concorrem às vagas 41 coreografias, vindas de 20 cidades catarinenses. Na etapa final do festival 2015, foram mais de 50 cidades participantes, de 8 estados do país, além de Uruguai e Argentina, e cerca de dois mil bailarinos inscritos. Neste ano, também serão realizadas seletivas presenciais nas cidades de Canoas (RS), Viçosa (MG) e Curitiba (PR), nos dias 30 de abril e 14 de maio, respectivamente.
Sobre o FIH2
A 15ª edição do FIH2, maior festival de danças urbanas da América Latina, será realizada em Curitiba de 8 a 10 de julho. Além de uma mostra de dança, o festival reúne palestras, exposições e workshops, aliados a uma proposta única de envolver temas como Economia Criativa e Empreendedorismo, que são amplamente debatidos durante o evento na Cidade da Dança.
O evento foi criado para reunir dançarinos, professores, coreógrafos e produtores de danças urbanas e promover a dança como profissão. "O FIH2 é um grande ponto de convergência de artistas, empresários e apreciadores das danças urbanas. O festival não é só uma vitrine, mas também um espaço de posicionamento e projeção de artistas e ideias em torno de uma forma de arte que vem cativando mais e mais adeptos", explica Nassur. A programação completa do evento, assim como inscrições para os Super Workshops e outras atividades da Cidade da Dança, estão disponíveis no site www.fih2.com.br.
Assessoria de imprensa da prefeitura de Timbó.