Com do objetivo de saber dos cidadãos dos municípios do Médio Vale do Itajaí (SC) a percepção da população sobre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a AMMVI iniciou o Projeto Saúde Pública de Excelência.
Estava previsto no planejamento deste projeto, a realização de uma pesquisa de satisfação dos serviços prestados pelos municípios, principalmente no que tange o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Botuverá, a coleta de dados ocorreu entre os dias 18 Novembro a 22 de dezembro de 2015, onde foram entrevistadas 379 (Trezentos e setenta e nove) pessoas, sendo 71,5% das entrevistas aplicadas na área rural e 28,5% na área urbana.
Analisando-se os resultados sobre a avaliação dos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), 69,4% dos entrevistados utilizaram o serviço nos últimos 12 meses, sendo que 30% destes respondentes fazem uso dos serviços mensalmente. Quanto ao principal motivo de não uso do serviço pelos 30,1% dos cidadãos entrevistados, 56,1% justificam o fato de não adoeceu/não teve problemas de saúde, seguida da justificativa de tem Plano/Seguro de Saúde com 29,8%.
Interessante destacar que, dentre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Botuverá, 79,1% dos entrevistados avaliam como "muito bom" ou "bom" o atendimento recebido e apenas 2,3% como "ruim" ou "péssimo".
Quanto à percepção sobre o conhecimento do médico da Unidade, 95,1% dos entrevistados dizem conhecê-lo, bem como 65% sabem o nome do mesmo. A avaliação sobre o atendimento oferecido pelo médico na Unidade é bastante positiva no Município de Botuverá, sendo que entre os usuários 93,2% consideram "muito bom" ou "bom". A avaliação do atendimento oferecido pela enfermeira na Unidade foi bastante positiva também, uma vez que 89,4% dos usuários confirmam a percepção "muito bom" ou "bom".
O atendimento do Odontólogo da Unidade recebeu avaliação "muito bom" e "bom" por 74,9% dos usuários do SUS. Destaca-se que 17,1% dos usuários não conseguiram fazer a avaliação provavelmente por não terem feito uso do serviço de odontologia.
A avaliação do primeiro contato na Unidade, considerando-se uma nota de 0 a 10, 46,4% de respondentes deram a nota máxima 10 e 74,9% avaliaram com notas entre 8 a 10. Quanto ao indicador conforto e limpeza da Unidade, 85,1% dos usuários entrevistados deram notas entre 7 a 10 e 44,5% avaliaram com nota máxima 10.
Dentre os 52,5% dos usuários que disseram ter utilizado o serviço de transporte oferecido pela Secretaria, 92,8% tiveram percepção positiva sobre a cordialidade do motorista. Vale notar que 86,7% dos usuários do SUS no município foram visitados em domicílio por algum profissional do Programa Saúde da Família nos últimos doze meses e 92,1% dos respondentes avaliaram o atendimento prestado por este profissional, recebido em domicílio, como "muito bom" ou "bom".
Assessoria de imprensa da prefeitura de Botuverá.