Com o objetivo de resgatar a cultura pomerana no município foi lançado na tarde desta quinta-feira (30/06), o Censo dos Descendentes de Imigrantes Pomeranos do município de Pomerode.
O censo será o primeiro levantamento dos descendentes de imigrantes pomeranos que a partir de 1863 se instalaram nas margens do Rio do Testo, e que contribuíram para o desenvolvimento de Pomerode em diversas áreas.
O levantamento buscará identificar aspectos dos descendentes pomeranos como: qual a população de descendentes de imigrantes pomeranos existe atualmente no município, quantos falam a língua platt/pomerano, profissões, uso da língua no cotidiano, entre outros.
De acordo com o professor e coordenador do projeto, João Altair S. dos Santos, com o censo será possível mapear as famílias e quantifica-las dentro do universo populacional, incentivar e fortalecer o uso da língua pomerana entre os munícipes e descentes mantendo viva sua cultura e tradições para partir desses resultados elaborar uma política pública para sua manutenção.
"Esse é o primeiro censo elaborado em Pomerode com esse objetivo, e com certeza o resultado proporcionará informações relevantes para a identidade local resaltando os aspectos culturais, sociais, educacionais e econômicos para o nosso município"
O censo que esta de acordo com as Políticas do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será realizado pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Saúde e Fundação Cultural e Associação Visite Pomerode (AVIP).
Assessoria de imprensa da prefeitura de Pomerode.