“A BR-470 sempre esteve entre as reivindicações da entidade"

Entrevista com Olímpio Tomio, presidente da AMMVI

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) completa amanhã 39 anos de funcionamento. O surgimento da entidade, idealizada na Furb em 1969, foi motivado pela necessidade de integração e organização dos municípios das região. Para o atual presidente da Ammvi, Olímpio José Tomio, o objetivo inicial, a capacitação dos servidores públicos nos municípios do Médio Vale, foi atingido.

Jornal de Santa Catarina – Quais os maiores desafios do Médio Vale?

Olímpio José Tomio – Do ponto de vista regional, temos a duplicação da BR-470, que já está no PAC, mas cujos procedimentos temos que acompanhar. Na saúde, também temos coisas importantes para encaminhar, porque um município depende do outro. Na educação, a questão do transporte escolar merece discussão, já que o Estado não oferece o serviço e os municípios cobrem esta deficiência.

Santa – De que forma a Ammvi pode contribuir para encaminhar estas questões?

Tomio – Nos 14 municípios, temos representantes de quase todos os partidos, que têm também representantes tanto na esfera estadual quanto na federal. Com isso, aglutinamos forças políticas para que possamos, de forma suprapartidária, encaminhar nossas reivindicações com mais força.


Santa – Qual o papel da entidade no projeto de duplicação da BR-470?

Tomio – A obra de duplicação da BR-470 sempre esteve entre as reivindicações da entidade. Há 10 anos lutamos por ela, fortalecemos a proposta. Agora, a partir do que o Dnit apresentar como projeto, vamos fazer, se necessário, sugestões que possam adequá-lo às necessidades da região.

Santa – Saneamento básico, transporte coletivo e gestão pública: qual destes aspectos é prioridade para a Ammvi?

Tomio – Saneamento básico, até porque a entidade hoje está trabalhando a questão dos planos municipais de saneamento, com técnicos que estão assessorando os municípios.

Santa – Qual a maior conquista da Ammvi nestes 39 anos?

Tomio – A capacitação dos servidores das 14 prefeituras da Ammvi. São cursos de formação através dos quais conseguimos dar uma estrutura mais humana para que os municípios possam qualificar sua gestão.

Data: 1 de agosto de 2008.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11378.
Editoria: Política.