Lei Maria da Penha em pauta

Mais de 100 pessoas participaram do II Ciclo de Debates "Lei Maria da Penha", realizado na quarta-feira (2) no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Aammvi), em Blumenau. O encontro teve como objetivo discutir os avanços e as dificuldades na implementação da Lei Maria da Penha nos municípios da Ammvi.

Para o presidente da Ammvi, Olímpio Tomio, é necessário que as políticas públicas busquem a melhoria da situação da mulher, especialmente das vítimas de agressões domésticas. "Por isso, a Associação apóia a iniciativa e abriu espaço para que a discussão sobre o tema acontecesse efetivamente" afirma.

O evento buscou ainda diagnosticar, pelos relatos dos municípios, como está acontecendo o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica na região do Médio Vale. Na programação do ciclo de debates, foram abordadas questões de gênero e a Lei, bem como relatos e análise das atividades do Fórum Catarinense e do Fórum Regional da Lei Maria da Penha.

Segundo os índices de violência, em todo o mundo, 21 milhões de mulheres sofrem algum tipo de agressão por ano, ou seja, uma mulher é agredida a cada 15 segundos. De acordo com uma das coordenadoras do Fórum Regional pela Implementação da Lei Maria da Penha, Maria Emília de Souza, o encontro foi importante para encorajar a mulher a denunciar seus agressores, conhecer e buscar os direitos expressos na Lei Maria da Penha.

Data: 9 a 11 de julho de 2008.
Veículo: Jornal Metas.
Edição: 504.
Editoria: País/Estado.
Páginas A10.