Pelo menos 300 lideranças de Santa Catarina participaram da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 10 a 12 de abril, na capital federal. Deste número, cerca de 13 lideranças municipais são da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários, participaram do evento, inclusive o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, presidente da Associação.
Os prefeitos reivindicam a elevação do percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a partilha das contribuições federais (Cofins, CPMF e CSLL) com Estados e Municípios; a desvinculação de recursos da União e Estado; a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos municípios na aquisição de veículos, caminhões, máquinas e equipamentos rodoviários e para a saúde.
Outros itens em pauta também foram apresentados, como a alteração das normas regulamentares do Programa Saúde da Família (PSF); a regulamentação do Fundeb e a aprovação das emendas à Medida Provisória nº 339/2006 que evitam prejuízos financeiros aos municípios, principal-mente nos itens que estabelecem o repasse direto dos recursos do Fundo destinados ao transporte escolar.
Para o prefeito Ércio Kriek, a Marcha é um movimento munici-palista onde todos os esforços estão voltados para a promoção de melhorias e resultados positivos no poder executivo municipal. "Estamos em busca da resolução de pendências e na contínua luta pelo aumento de recursos, para que os municípios possam ter condições de respirarem mais aliviados e sair do sufoco financeiro em que se encontram", complementa Kriek.
Data: 11 de abril de 2007.
Veículo: Jornal Pomeroder Zeitung.