"Executar um trabalho preventivo é mais eficiente do que qualquer atuação que venha acontecer após uma irregularidade", orientou o instrutor Pedro Jorge Rocha de Oliveira, durante o módulo "Obras Públicas" do curso de Licitação Pública e Contratos Administrativos promovido pela AMMVI, nesta segunda (15) e terça-feira (16).
Segundo Pedro Jorge este módulo objetivou desenvolver competências relacionadas ao processo de contratação e controle de obras públicas, com enfoque na prevenção. Participaram do evento os profissionais envolvidos direta ou indiretamente no processo de licitação, acompanhamento de contratos e fiscalização de obras públicas.
O secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, explica ainda que o curso oportunizou aos agentes públicos compreender os procedimentos relacionados à execução de obras públicas – desde o planejamento, projeto básico, editais e controles – , bem como a legislação e normas aplicáveis ao assunto.
No curso, Pedro Jorge abordou ainda as questões relativas à fiscalização das obras e a relevância de se ter profissionais qualificados para tanto. "É fundamental que as prefeituras tenham profissionais especializados para garantir a correta execução e cumprimento dos aspectos legais" destaca.
Conforme o instrutor é "fundamental para as obras públicas: projeto básico bem elaborado, planilhas orçamentárias adequadas, características da obra muito bem formalizadas e enquadramento aos aspectos legais e formais. Com isso, evitaremos perturbações futuras" conclui.
Fonte: Michele Prada/ASCOM AMMVI
LEIA TAMBÉM…
Obras públicas é tema de curso promovido pela AMMVI, nesta segunda-feira