A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), já iniciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visitará mais de 150 mil casas em todo país. O estudo levantará as características das residências e dos moradores, abordando questões de educação, trabalho e rendimento. Em Santa Catarina, 3.971 moradias, em 28 municípios, serão visitadas.
Nesta edição, a Pnad também fará um suplemento especial sobre saúde, resultado de um convênio com Ministério da Saúde. O estudo investigará a existência de doenças na família como asma, diabetes e depressão e abordará temas como o acesso a medicamentos, planos de saúde e prática de exercícios físicos.
Haverá ainda a Pesquisa Especial de Tabagismo, realizada em um terço dos domicílios da amostra da Pnad. Essa pesquisa também é feita em 15 países e nela serão abordados temas relacionados ao hábito de fumar.
Já a pesquisa básica da Pnad 2008, com 251 perguntas, questionará o número de cômodos das residências, a existência dos serviços de abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica entre outros assuntos. Pela primeira vez, a existência de DVD, carro e motocicleta no domicílio serão abordados.
O coleta de informações vai até dezembro e os resultados serão divulgados em 2009. A entrevista dura aproximadamente uma hora e meia. O supervisor da Pnad em Santa Catarina, Sérgio Silva, ressalta que os entrevistadores estarão com um crachá de identificação e entregarão uma carta aos moradores, assinada pelo presidente do IBGE.
Silva ainda diz que é importante que todos os entrevistados contribuam com a pesquisa, porque ela auxilia os governos estaduais.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8224.
Editoria: Geral.
Página 29.