BLUMENAU – A cidade da festa do chope vai ganhar novos sotaques no primeiro final de semana de Oktoberfest. Visitantes paulistas, paranaenses, cariocas, mineiros e de outras partes do país devem chegar para se divertir. Só neste fim de semana, em 11 hotéis consultados pelo Santa, o número de visitantes de fora do Estado soma mais de 2,7 mil pessoas. Ao todo, Blumenau tem 29 hotéis, de acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região.
– É um número bastante expressivo para o primeiro final de semana de festa. A ocupação hoteleira de Blumenau é de 100%, o que representa muitos turistas na cidade – comenta o presidente do sindicato hoteleiro, Emil Chartouni.
Esse ano, o recepcionista do Grande Hotel Rafael Marcelino também terá de mudar o sotaque. Para qualificar o atendimento aos hóspedes, teve de aprender inglês. O idioma vai facilitar a comunicação com os 15 turistas austríacos, cinco suíços e três venezuelanos que vieram conhecer a terra da Oktoberfest. Já com o bom português, vai atender turistas do Espírito Santo, Ceará e muitos paulistas.
Nos 11 hotéis consultados, os recepcionistas afirmam que a maioria dos visitantes virão de São Paulo, Rio de Janeiro e do Paraná. Também confirmam que os leitos estão todos ocupados de sábado para domingo. A vinda de turistas obrigou hotéis a providenciar mais vagas.
– Tivemos de comprar 60 leitos em outros hotéis da cidade para atender os turistas – afirma a gerente do Himmelblau, Gabriella Martin de Souza, que receberá 615 hóspedes no primeiro final de semana de Oktoberfest.
O secretário municipal de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, estima que 35 mil turistas passem pela cidade e que o público do primeiro final de semana chegue a 180 mil pessoas.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11440.
Editoria: Geral.
Jornalista: Julia Borba (julia.borba@santa.com.br).